Coimbra  26 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Abertura da Mata do Bussaco prevista para 03 de Maio

23 de Abril 2020

A reabertura do Bussaco está prevista para 03 de Maio, mas depende da autorização do secretário de Estado das Florestas, após parecer da Câmara da Mealhada, confirmou, hoje (23), António Gravato, presidente da Fundação Mata do Bussaco.

“A decisão de reabrir a Mata será tomada pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, depois de parecer positivo dos serviços de protecção civil da Câmara da Mealhada, em articulação com a Fundação”, explica Gravato.

João Paulo Catarino visitou aquela Mata Nacional, ontem (22), para conhecer o projecto conjunto que a Fundação e a empresa ‘The Navigator Company’ estão a levar a cabo, no âmbito do acordo que estabeleceram para a valorização do espaço, o chamado “Compromisso do Bussaco”.

Assinado, em 2018, pela Fundação e pelos municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o compromisso passa, entre outras medidas, pelo corte das espécies invasoras “e pela recuperação enquanto área florestal de protecção, enquadrada numa paisagem mais vasta de florestas produtivas de pinheiros e eucaliptos”.

As acácias cortadas e outra vegetação são depois queimadas na Central de Biomassa que a Navigator mantém um funcionamento em Cacia (Aveiro), que fornece energia eléctrica à rede pública.

A Mata do Bussaco foi encerrada ao público em 20 de março, após um curto período em que funcionou apenas com “serviços mínimos” por causa da pandemia da covid-19.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com