Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Abertas inscrições para estágio de orquestra de sopros e percussão em Arganil

18 de Maio 2023 Jornal Campeão: Abertas inscrições para estágio de orquestra de sopros e percussão em Arganil

As inscrições para o Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil decorrem até ao dia 15 de Julho e terão como limite a participação de 70 jovens executantes de bandas filarmónicas de todo país.

A terceira edição do “Estágio do Açor – Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil”, realiza-se de 31 de Julho a 4 de Agosto, em Arganil. As inscrições, disponíveis através do ‘link’ https://www.afarganil.pt/estagio-do-acor/, dirigem-se a executantes de bandas filarmónicas de todo o país, com limite de 70 participantes.

Numa organização da Associação Filarmónica de Arganil (AFA), em parceria com a Associação Juvenil CUME – Cultura Urgente para a Mudança Enérgica, este estágio pretende “contribuir para a promoção da qualificação contínua dos jovens músicos, reforçando os seus conhecimentos, bem como estimular a interacção e a troca de experiências entre jovens oriundos de diferentes realidades a nível nacional”, sublinham os promotores.

O Estágio do Açor vai ser dirigido pelo maestro João Paulo Fernandes, coadjuvado pelo maestro da AFA Pedro Carvalho e respectivos orientadores de naipe.

Durante cinco dias, os executantes vão ter um “intenso programa formativo, organizado em naipes e orquestra”, que culminará com a realização de um “concerto no dia 4 de Agosto, na Praça Simões Dias, em Arganil, onde serão apresentados os resultados do trabalho desenvolvido”.

Contando com o apoio da Câmara Municipal de Arganil e da Santa Casa da Misericórdia daquela vila, é propósito da organização consolidar esta iniciativa como uma “referência no calendário de eventos similares no panorama nacional, criando uma marca de qualidade no ensino da música a que Arganil ficará intimamente associada”.