Coimbra  29 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AAC organiza encontro com estudantes do secundário

24 de Maio 2021 Jornal Campeão: AAC organiza encontro com estudantes do secundário

Nos passados dias 21, 22 e 23 de Maio, a Associação Académica de Coimbra (AAC) organizou o primeiro Encontro Distrital de Associações de Estudantes do Ensino Secundário (EDAEES). Durante três dias, os dirigentes das associações de estudantes das escolas secundárias do distrito tiveram a oportunidade de conhecer melhor a academia, bem como de iniciar a construção de uma agenda política comum que consolide as preocupações e reivindicações da juventude da cidade.

Este Encontro Distrital enquadra-se no âmbito da Plataforma Juvenil Distrital, um protocolo assinado no passado dia 30 de Abril entre a AAC e as associações de estudantes das escolas secundárias do distrito, em que a Instituição representativa dos estudantes da academia de Coimbra se compromete a estreitar ligações de cooperação e intervenção com os estudantes do ensino secundário.

No primeiro dia, as Associações de Estudantes do distrito de Coimbra foram recebidas no Centro Cultural D. Dinis para a cerimónia de abertura do evento. A cerimónia contou com a intervenção do presidente da Associação Académica de Coimbra e com a representação da Universidade de Coimbra.

O líder estudantil da AAC, João Assunção, evidenciou a importância do debate de ideias entre a juventude do distrito, ficando a garantia de que a Associação estará pronta para estar ao lado das associações de estudantes do ensino secundário naquilo que são as suas preocupações e objectivos. O dia foi encerrado com uma actuação da Estudantina Universitária de Coimbra, grupo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

No segundo dia, o Encontro iniciou-se com um debate entre os estudantes sobre as problemáticas do acesso ao ensino superior e o meio ambiente. Da discussão, retiraram-se importantes propostas que reflectem as preocupações dos estudantes do ensino secundário e dos colegas que representam. A alteração dos critérios de acesso ao ensino superior de modo a que a média interna e a classificação dos Exames Nacionais não sejam critério único e exclusivo que determina o prosseguimento de estudos, no painel dos “Problemas de acesso do ensino superior” e a criação de uma rede de embaixadores para educação ambiental nas escolas básicas e secundárias foram duas das propostas discutidas pelos estudantes.

O dia terminou no Estádio Universitário, onde os estudantes do ensino secundário puderam conhecer os Núcleos de Estudantes da AAC e esclarecer algumas questões sobre a oferta pedagógica da Universidade de Coimbra.

No domingo de manhã foi realizada uma visita cultural, passando-se pelos pontos mais emblemáticos da cidade: do Jardim Botânico à Faculdade de Direito, da Alta à Baixa de Coimbra. O encontro foi encerrado com a simulação de uma Assembleia Magna para aprovação das moções construídas pelos dirigentes estudantis, possibilitando dar a conhecer aos estudantes do ensino secundário o funcionamento de deliberação da Associação Académica de Coimbra.