Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AAC e UC lançam projecto de voluntariado de apoio a estudantes em confinamento

17 de Novembro 2020 Jornal Campeão: AAC e UC lançam projecto de voluntariado de apoio a estudantes em confinamento

A Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Universidade de Coimbra (UC) estabeleceram uma parceria com vista a apoiar os estudantes que se encontram em isolamento profilático ou estejam infectados com covid-19.

“Este projecto consiste numa rede de apoio a estudantes que se encontrem em isolamento devido à situação de pandemia que se vive e que vão dispor de um serviço de entregas de refeições dos SASUC em casa, realizado por colegas que se voluntariam. A equipa de voluntários será constituída também por estudantes universitários que se poderão inscrever através da nova plataforma UC Transforma”, esclareceu a AAC.

Daniel Azenha, presidente da Direcção Geral da AAC apelou ao espírito solidário de cada um e sublinha que “os estudantes em isolamento não podem ser deixados para trás e por isso, o seu bem-estar é a nossa prioridade.” Realça também o facto de que “existe uma grande quantidade de estudantes que estão deslocados das suas casas e não nos podemos descurar dos mesmos, dando-lhes o apoio que necessitam para ultrapassar todos os constrangimentos que advêm da pandemia”.

Daniel Azenha considera também bastante pertinente o lançamento desta rede de apoio no dia em que se comemora o Dia Internacional do Estudante frisando que “a Associação Académica de Coimbra tem na sua génese uma componente cívica e social que não deve ser descurada principalmente no período de pandemia que atravessamos, e cabe à AAC ser veiculadora deste tipo de iniciativas que incentivem estudantes a ajudar outros estudantes”.

Esta rede de apoio é lançada no âmbito do projeto UC Transforma, uma plataforma centralizada de ofertas de voluntariado e iniciativas de inovação social, que acaba de ser criada no contexto de uma parceria entre a UC, o Movimento Transforma Brasil e a Fórum Estudante.