Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AAC e CPCJ de Coimbra reforçam colaboração

11 de Setembro 2023 Jornal Campeão: AAC e CPCJ de Coimbra reforçam colaboração

No passado dia 5 de Setembro, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Coimbra recebeu a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) para discutir e estabelecer formas de colaboração que visam uma intervenção mais eficaz junto da comunidade.

Durante o encontro, foram abordadas as necessidades e desafios enfrentados pela CPCJ de Coimbra. Neste contexto, a AAC demonstrou disponibilidade para auxiliar no eventual recrutamento de voluntários. Esta iniciativa ganha especial relevância pela proximidade que a AAC mantém com os estudantes da Universidade de Coimbra, os quais possuem diversas formações e competências distintas que podem ser preciosas no apoio prestado pela CPCJ a crianças e jovens locais.

O presidente da AAC acrescentou que “A Associação Académica de Coimbra possui uma longa tradição de intervenção e apoio social à comunidade e pretendemos honrar esse legado, estando ao lado de instituições que desempenham um papel tão crucial na sociedade, como é o caso da CPCJ.”.

Por sua vez, a presidente da CPCJ de Coimbra, Eva Nogueira Seres, sublinhou que, “dado o notável aumento do número de processos de promoção e protecção ao longo do presente ano – quer no que concerne aos processos instaurados em 2023, quer no que respeita aos processos transitados do ano anterior – e a crescente complexidade das situações em acompanhamento, que exigem intervenção por um período mais longo, o envolvimento de diferentes entidades no trabalho da CPCJ torna-se essencial. Este envolvimento pode ser materializado através da celebração de protocolos ou acordos de cooperação que acrescentem perspectivas inovadoras na intervenção junto de crianças, jovens e suas famílias”.

A expectativa é de que esta colaboração traga benefícios palpáveis para as crianças, jovens e famílias que necessitam de assistência e orientação.