Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AAC apadrinha candidatura do Fado de Coimbra às “7 Maravilhas da Cultura Popular”

5 de Julho 2020 Jornal Campeão: AAC apadrinha candidatura do Fado de Coimbra às “7 Maravilhas da Cultura Popular”

A Associação Académica de Coimbra (AAC) apadrinha a candidatura do Fado de Coimbra às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, segundo anunciou, hoje, a instituição.

“É em meados do século XVI que há uma das primeiras referências relativamente ao Fado de Coimbra como as ‘cantorias’ dos estudantes. Desde então este tem acompanhado gerações de estudantes que passam pela cidade de Coimbra” – refere a AAC.

A Associação Académica de Coimbra refere que tem tido “um papel fundamental na sua preservação e difusão no seio da comunidade coimbrã”, com Daniel Azenha, presidente da Direcção-Geral da AAC a destacar “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, com os seus grupos e a Escola de Guitarra e de Canto de Coimbra ”.

Daniel Azenha acrescenta que “o apadrinhamento por parte da AAC ao Fado de Coimbra mostra a ligação indiscutível que existe entre os estudantes e o fado”, enquanto Emanuel Nogueira reforça que “a escola de música na AAC procura preservar a matriz identitária da Canção de Coimbra, apostando na formação de novos músicos e grupos de estudantes com o ensino tradicional do canto e da guitarra”.

O presidente da Academia de Coimbra reitera que “a passagem do Fado de Coimbra à final trará um reconhecimento enorme a todo o trabalho que é feito na cidade e na academia para a sua preservação” declarando o seu orgulho em apadrinhar esta candidatura”.

Já para o presidente da SF/AAC, “uma vitória no concurso das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’ seria um justo e merecido reconhecimento para o Fado de Coimbra, mesmo ainda que seja um género musical próprio desta cidade, porque é dotado de um valor musical, cultural e histórico que ultrapassa as suas fronteiras”,

Escolhido entre mais de 140 finalistas regionais, o Fado de Coimbra está a concurso com outros patrimónios do concelho como a Procissão da Rainha Santa Isabel e a Tecelagem de Almalaguês.

De forma a fortalecer a candidatura, a AAC vai, ao longo das próximas semanas, desenvolver algumas actividades para levar o Fado de Coimbra à comunidade.