Coimbra  29 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AAC alerta para a necessidade de manter o Mondego limpo

23 de Abril 2021 Jornal Campeão: AAC alerta para a necessidade de manter o Mondego limpo

A Associação Académica de Coimbra (AAC) celebrou o Dia Mundial da Terra com uma acção de limpeza do rio Mondego e das suas margens. Com perto de duas dezenas de estudantes, e com a cooperação da secção de desportos náuticos da AAC, foram recolhidos vários quilos de lixo das águas do rio. Um carrinho, várias garrafas de plástico e vidro, beatas ou máscaras foram alguns dos materiais encontrados pelos estudantes, que durante duas horas foram retirando objectos do rio.

Para João Assunção, presidente da AAC “esta iniciativa deverá ser um alerta para a importância de preservar o rio Mondego e a sua biodiversidade. Encontrar tantos resíduos no nosso rio deve ser considerado intolerável para toda a cidade e comunidade estudantil”.

Os estudantes realçam a retirada de embalagens de plástico que foram produzidas há, pelo menos, uma década: “retirámos recipientes em perfeito estado de conservação e que estavam no rio, pelo menos, desde 2005”, remata o líder estudantil, alertando para a longevidade destes resíduos.

A AAC assinalou o dia, também, com a entrega ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, das propostas da Academia de Coimbra ao Plano Municipal para as Alterações Climáticas. Essas propostas, aprovadas na última Assembleia Magna, alertavam para a importância da valorização dos jovens na concretização de todo o plano.