Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

AAAGP inaugura exposição da Bienal Prémio Mário Silva

9 de Maio 2023 Jornal Campeão: AAAGP inaugura exposição da Bienal Prémio Mário Silva

No dia 6 de Maio, a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa (AAAGP) inaugurou a exposição da Bienal Prémio Mário Silva na Sala Zé Penicheiro, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz. Este evento, que teve início em 2012, continua a ter uma grande projecção, trazendo artistas nacionais e internacionais à cidade.

A AAAGP atribui um valor monetário de quinhentos euros à obra premiada, que fica em posse do autor. Este ano, o vencedor foi o artista Miguel Fazenda, licenciado em Belas Artes pela Universidade de Lisboa, com a obra intitulada “O grito”, feita na técnica de óleo sobre tela. Também foram atribuídas três medalhas, sendo a de Ouro para Toia Neuphart, a de Prata para Conceição Oliveira – SARO e a de Bronze para Lino. Foram ainda entregues dois prémios especiais: um de Pintura para Mário Ilha e outro de Escultura para Carlos Ferreira.

A Sala Zé Penicheiro não comportou o grande número de pessoas que compareceram à inauguração. Estiveram presentes a presidente da Junta de Buarcos/São Julião, Rosa Batista, o presidente da Mesa de Assembleia, José Duarte, e a deputada da Assembleia, Isabel Tavares. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Buarcos/São Julião e da Dapaval, bem como de todos os envolvidos.

A Bienal Prémio Mário Silva estará presente na Sala Zé Penicheiro até o dia 28 de Maio e continuará em 2025. Houve ainda um momento de Literatura intitulado “ApalavrArte”, onde foram apresentados livros de sócios da AAAGP, como Luisete Baptista, Conceição Oliveira, Conceição Ruivo e Isabel Tavares.