Coimbra  10 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

A Previdência acolhe lançamento de um novo projecto sobre Parkinson

29 de Junho 2018 Jornal Campeão: A Previdência acolhe lançamento de um novo projecto sobre Parkinson

A Casa da Mutualidade, de A Previdência Portuguesa (APP), recebe, hoje (18h00), o lançamento nacional do ‘Movimento de Jovens com Parkinson’.

Impulsionado por Isabel Ferreira, presidente desta nova associação, o ‘Movimento’ pretende “contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Parkinson, intervindo no sentido de lhes dar voz, defendendo os seus direitos e interesses, promovendo a educação para a saúde, através de ações de informação e sensibilização e da realização de actividades”, revela a APP.

Segundo a mentora do projecto, “é importante sensibilizar a população para esta patologia e para o facto de não ser uma doença de idosos”. A própria Isabel Ferreira foi diagnosticada com a doença aos 35 anos de idade, sete anos depois do início dos sintomas.

O ‘Movimento’ é constituído por um grupo de portadores de Parkinson com idades compreendidas entre os 41 e 58 anos de idade.

“Quem sofre de Parkinson ainda em jovem é muitas vezes incompreendido a nível familiar e até rotulado de demente”, adverte Isabel Ferreira, acrescentando que o stress e a falta de qualidade de vida afectam sobremaneira o aceleramento dos sintomas desta patologia.

O espaço irá acolher, simultaneamente, a exposição de fotografia e azulejaria, da autoria de Isabel Ferreira (enfermeira e coach); Ana Afonso (professora); Madalena Marques (secretária) e Paula Trepa (designer) – que posteriormente estará patente em Mortágua, Tábua, Caldas da Rainha e Leiria – e um livro de Ana Afonso.

A Associação Europeia da Doença de Parkinson estima que cerca de 1,2 milhões de pessoas de pessoas sofram da patologia na União Europeia, das quais 22 000 são portuguesas.