Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

A música está de regresso ao Jardim da Quinta de S. Jerónimo

22 de Maio 2019

Graça Oliveira, Francisco Andrade e Margarida Mendes Silva apresentaram o “Há música no jardim”

Os cinco sábados de Junho terão mais dinâmica e musicalidade com os vários concertos que vão decorrer no anfiteatro natural que é o jardim da Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra.

A iniciativa “Há música no Jardim” é promovida pelo Clube Residencial Cidade Jardim e pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, vai já na sua sexta edição, e pretende chamar atenção para um local único na cidade e de entrada livre e gratuita, apostando numa programação cultural e diversificada, de forma a agradar a vários públicos.

Na apresentação do ciclo, o presidente da Junta, Francisco Andrade, explicou que se trata de “um espaço magnífico da cidade”, que pode ser usufruído por todos, assumindo-se agora a música como um convite para que as pessoas o visitem, ao mesmo tempo que apreciam “espectáculos de grande qualidade”.

Margarida Mendes Silva, do Clube Residencial, enalteceu “a diversidade do programa”, que conjuga vários géneros musicais, como a música clássica, a música tradicional portuguesa, o jazz, o fado de Coimbra e a música portuguesa.

Os concertos, com músicos e grupos diferentes, que apresentarão estilos também eles diversos, realizam-se às 18h30 ou 21h00.

Durante os concertos, que também são de entrada livre, haverá um espaço de aperitivos e bebidas, proporcionado pelo restaurante Dux Bistrot.

Francisco Andrade lembra que esta é uma de muitas apostas que a Junta de Freguesia faz na promoção da cultura, procurando dinamizar iniciativas que vão ao encontro dos variados públicos. “A Junta procurou não só criar novos programas culturais mas também reavivar outros que se tinham perdido, de forma a manter actividades durante todo o ano”, explicou, dando conta de outros eventos que, neste período e nos próximos meses, vão manter a Freguesia com muita vida, como a Romaria do Espírito Santo, que pode ser visitada no Largo Padre Estrela Ferraz até 10 de Junho, e também os festejos dos Santos Populares e as Noites de Verão, que irão decorrer, respectivamente, no Vale das Flores e no Bairro de Norton de Matos.

 

PROGRAMAÇÃO

01 de Junho -18h30

Orquestra de Sopros e Coro Misto do Conservatório de Música de Coimbra

Maestro: José Pedro Figueiredo

Honras de abertura para a Música Clássica, protagonizada por jovens alunos de música e canto do Conservatório de Música de Coimbra.

 

08 de Junho – 18h30

GEFAC – “O Canto dos Dias”

O “Canto dos Dias” é um espectáculo musical cujo alinhamento procura trazer ao presente as melodias, ritmos e palavras cantadas que marcaram o tempo quotidiano – o trabalho, a festa, os rituais… – de comunidades rurais portuguesas de diferentes geografias.

 

15 de Junho – 21h00

Filipe Raposo e Rita Maria – “Live in Oslo”

Com este projecto, o pianista Filipe Raposo e a cantora Rita Maria dão a conhecer uma pequena amostra do universo musical que os inspira. São temas que vão desde a música tradicional ibérico-portuguesa, os grandes standards de jazz, o barroco inglês, o impressionismo francês, a música no cinema e composições originais do próprio duo.

 

22 de Junho – 21h00

Amanhecer – Grupo de Fado de Coimbra

Eternizam Coimbra a cada verso, a cada acorde. Teimam em reavivar a alma da cidade que lhes marcou a juventude e abriu as portas para o fado.

 

29 de Junho – 18h30

Anaquim

Os Anaquim são a banda de Coimbra que em 2010 conquistou de imediato o público português com o álbum de estreia “As Vidas dos Outros”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com