Coimbra  25 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

A magia do Natal espalha-se por toda a região Centro

24 de Dezembro 2019

Nesta época festiva, todos os concelhos da região enchem-se de cor, alegria e magia natalícia, que chega em forma de diversas actividades planeadas, essencialmente, pelas câmaras municipais e associações concelhias.

Carrosséis, pistas de gelo, iluminações dignas de fotografias, presépios animados, comboios de Natal e mercadinhos com produtos artesanais e gastronomia são algumas das sugestões para aproveitar nos vários concelhos do distrito até início de Janeiro.

 

Coimbra

Além de ter melhorado na quantidade, a iluminação natalícia de Coimbra está, também, este ano, com mais qualidade. Desde bancos gigantes e baloiços com vista para a cidade para tirar fotografias, uma árvore de Natal multimédia, pista de gelo e um carrossel parisiense, tudo gratuito, o espírito do Natal estende-se por toda o centro histórico e arredores. Destacam-se cantares e contos de Natal, animação de rua e os presépios (no Mercado Municipal de D. Pedro V e no quartel da Companhia dos Bombeiros Sapadores).

 

Figueira da Foz

Na cidade onde o mar é protagonista há um “Jardim de Natal” (no Jardim Municipal) onde, por estes dias, habita o “velhinho das barbas brancas”. Espera aos visitantes uma árvore de Natal natural com 32 metros de altura, um comboio gratuito de Natal e, no “Jardim”, a “Quinta do Pai Natal”, o “Estábulo dos animais” e um “Mercadinho de Natal”, com artesanato e doces tradicionais. Há, ainda, insufláveis, diversos ateliers na “Aldeia do Pai Natal” e, ainda, a “Lapinha”, um presépio singular, propriedade da Fábrica da Igreja da Paróquia de São Julião.

 

Montemor-o-Velho

Pelo segundo ano consecutivo, o castelo de Montemor é o epicentro do Natal no concelho. Um verdadeiro parque temático num local histórico e a céu aberto, onde crianças e adultos podem divertir-se e entrar no espírito natalício. A “Viagem ao Sonho de Natal” permanece aberta a visitas até 05 de Janeiro (de quarta-feira a domingo), contemplando um programa de actividades vasto. No local encontra-se uma pista de gelo natural; praças de neve; viagens no planetário; insufláveis; um museu “xmas selfie”; um carrossel e passeios com animais; um mercadinho de Natal; um slide; um globo de neve; um baloiço panorâmico e animação de rua permanente.

 

Penela

A maior e das mais antigas tradições da região nesta altura do Natal realiza-se em Penela, com a 13.ª edição do “Penela Presépio”, aberto até 05 de Janeiro. Na vila encontra-se o sempre inovador e dinâmico presépio animado, com perto de 370 figuras. Ainda no castelo de Penela, onde também está instalado a atracção maior desta Natal, pode encontrar-se o presépio ao vivo, aos fins-de-semana. Além disso, os visitantes podem ficar a conhecer um pouco mais do concelho, indo até à freguesia do Espinhal onde se encontra o tradicional presépio. Mas o evento contempla, ainda, uma exposição de presépios, nas igrejas de São Miguel e do Espinhal; e um Mercadinho de Natal.

 

Condeixa-a-Nova

Uma “Noite Mágica de Natal” é o que a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e a Associação de Empresários quer proporcionar às famílias, amigos e vizinhos do concelho. Hoje à noite (estava agendado para a passada sexta-feira, mas foi cancelado devido ao mau tempo), a praça da República vai viver o espírito natalício com uma peça de teatro baseada na produção original de “Alice no País das Maravilhas”. As ruas estão já iluminadas para a grande noite e nelas haverá também gigantes bolas de sabão, a presença do Pai Natal, dos duendes, soldadinhos de chumbo e tantas outras personagens do imaginário infantil natalício. Nesta “Noite Mágica” o comércio local estará de portas abertas até à meia-noite.

 

Cantanhede

A cidade gandaresa festeja o Natal na praça de Marquês de Marialva, até 06 de Janeiro, e tem na sua programação exposições, teatro, música, jogos tradicionais, um mercadinho, ateliers diversos, um carrossel para as crianças e, ainda, a realização de uma campanha de solidariedade a favor das famílias mais desfavorecidas.

 

Arganil

Em Arganil o espírito de Natal chegou, já, na passada semana com o tradicional “Mercado de Natal”, mas o ponto alto desta época são os “Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia”, mantendo viva uma das tradições mais antigas do país. A Câmara Municipal volta, assim, a reunir as várias tunas concelhias – Arganil, Côja e São Martinho da Cortiça – para cantar o natal e as Janeiras no concelho de Arganil, em actuações até ao dia 05 de Janeiro. Nesse último dia, a música ficará a cargo do Orfeon Maestro Alves Coelho.

 

Pampilhosa da Serra

O Natal na Serra será assinalou-se, ontem (22), com o espectáculo de comédia “Médico à Força”, protagonizado pelo Grupo Cultura e Recreativo de Pampilhosa da Serra. O auditório Municipal foi o palco da peça, da autoria do dramaturgo francês Molière.

 

Tábua

O evento “Tábua de Natal” proporciona aos tabuenses (e não só), nesta quadra natalícia, passeios de charrete pela vila. Além disso, da programação natalícia fazem, ainda, parte, as ‘Oficinas de Natal’, promovidas pela autarquia, e destinadas às crianças e jovens do concelho, decorrendo até 03 de Janeiro.

 

Oliveira do Hospital

A grande atracção do Natal em Oliveira do Hospital, além das iluminações, é o comboio, que percorre toda a cidade, até 31 de Dezembro e é totalmente gratuito.

 

Mira

O Município de Mira preparou uma programação especial para esta época, com uma “Festa de Natal”, que se realizou no sábado (21) e a chegada do Pai Natal, ontem (22). Até 05 de Janeiro é, ainda, possível encontrar a árvore de Natal e um carrossel infantil gratuito, no Jardim do Visconde.

 

Lousã

No concelho da Lousã o destaque foi para os concertos do Advento “Trégua de Natal”, cuja última sessão decorreu na sexta-feira (20),na igreja matriz da Lousã, com a participação do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense.

 

Vila Nova de Poiares

Com uma programação que incluiu um mercadinho de Natal, oficinas para crianças e jovens e a tradicional iluminação. A 05 de Janeiro realiza-se um presépio ao vivo e a chegada dos Reis Magos e da Princesa Miriam.

 

Penacova

No concelho de Penacova, a programação incluiu, no fim-de-semana passado, o “Mercadinho de Natal” dos Bombeiros Voluntários e a II Corrida de Pais Natal. Também na Pérgola de Raul Lino realizaram-se dois concertos, sendo que a programação continua até 05 de Janeiro.

 

Soure

“Valada, Aldeia Eco-Natal” é o evento deste Natal no concelho de Soure e, em particular, na União das Freguesias de Gesteira e Brunhós. Esta é a 2.ª edição do projecto, que visa sensibilizar para as questões ambientais com a construção de decorações festivas feitas a partir do reaproveitamento de materiais reciclados, nomeadamente, a árvore de Natal feita com 1 900 garrafas de plástico. Animação musical e gastronomia não faltarão no espaço até 05 de Janeiro.

 

Miranda do Corvo

Em Miranda do Corvo, o Natal celebrou-se um “Mercadinho de Natal”, que esteve totalmente esgotado a nível de expositores. As iluminações ajudam a assinalar a quadra festiva até ao início do próximo ano.

 

Em Góis, o único concelho que não está representado neste roteiro, o Natal celebra-se com a iluminação natalícia que já é visível nas ruas da vila.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com