Coimbra  27 de Janeiro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“A Lição de Pintura” de Cristina Robalo Cordeiro apresentado na Casa da Escrita

3 de Dezembro 2021 Jornal Campeão: “A Lição de Pintura” de Cristina Robalo Cordeiro apresentado na Casa da Escrita

A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, amanhã (4), às 16h00, a apresentação do romance “A Lição de Pintura”, da autoria de Cristina Robalo Cordeiro. A obra será apresentada por Clara Almeida Santos.

Apaixonada pelo Magrebe, Cristina Robalo Cordeiro publicou, em 2016, “Fuga Marroquina” (Edições MinervaCoimbra), o primeiro volume de uma trilogia romanesca onde se insere “A Lição de Pintura”, o mais recente livro da autora.

Nesta obra, a Argélia serve de cenário a um drama familiar, em que a protagonista de “Fuga Marroquina”, Najiya, nascida em Rabat e hoje directora de uma galeria parisiense, vai a Bugia ao encontro da sua amiga Zorah, cuja avó acaba de morrer. Através de evocações da guerra civil e das recordações da vida trágica de Yasmine, é possível acompanhar o percurso interior de duas mulheres que a Arte aproximou antes, talvez, de as separar.

 

Nota biográfica da autora:

Cristina Robalo Cordeiro é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, da qual foi Vice-Reitora de 2003 a 2011.

Consagrou o seu trabalho e investigação ao estudo da Literatura, sobretudo na área dos estudos franceses e francófonos.

Exerce as funções de Cônsul Honorária de França em Coimbra, é presidente da Alliance Française de Coimbra, Vice-presidente da associação europeia de estudos francófonos, Secretária-Geral do RESUFF (Réseau Francophone des Femmes Dirigeantes dans l’Enseignement Supérieur) e presidente da CUM, Communauté des Universités de la Méditerranée. Exerceu as funções de directora do Bureau Magrebe da Agência Universitária da Francofonia, com sede em Rabat, Marrocos, de 2012 a 2016.

É autora de 10 livros (sete ensaios, um livro de novelas e dois romances) e de cerca de 200 artigos. Proferiu conferências em 19 países.

É Membro do Conselho de Curadores da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Membro da Comissão de Honra da Convenção sobre o Ensino Superior. É membro do Grupo de Trabalho da Candidatura da cidade de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

Obteve os seguintes Prémios e distinções: Officier de l’Ordre des Palmes Académiques (2001), Prix Richelieu Senghor de la Francophonie (2008), Officier de l’Ordre du Mérite du Grand-Duché du Luxembourg (2010), Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) (novembro de 2010), Prémio Literário Orlando Gonçalves (Menção Honrosa), com a sua coletânea de novelas poéticas “Reminiscências da Luz” (Minerva Coimbra) (2012), Chevalier de la Légion d’Honneur (2014), Comendador da Ordem D. Infante Henrique (2015) e Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (2020).