Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

A influência da mudança da hora no sono e na saúde em conversa na UC Exploratório

20 de Outubro 2023 Jornal Campeão: A influência da mudança da hora no sono e na saúde em conversa na UC Exploratório

O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra vai receber, dia 21, pelas 18h00, a iniciativa Conversar é o melhor remédio – Médicos no Exploratório, para falar sobre a influência da mudança da hora no sono e na saúde.

O avanço de uma hora no relógio na Primavera (“hora de Verão”) e o atraso de uma hora no Outono (“hora de Inverno”) marcam a mudança da hora. E a próxima acontece já a 29 de Outubro. A mudança da hora nos relógios é fácil e nos equipamentos electrónicos até é feita automaticamente, mas a do nosso relógio corporal interno central e dos relógios internos periféricos àquele ligados, não é assim tão fácil e pode sofrer alguma dessincronização.

Muda a hora e também muda o sono? Este é o tema da sessão deste sábado, 21 de Outubro, do ciclo Conversar é o melhor Remédio, parceria entre o UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e o Centro Cirúrgico de Coimbra. A conversa com Maria Helena Estêvão, especialista em Medicina do Sono, tem entrada livre.

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Maria Helena Estêvão tem a especialidade de Pediatria pelo Hospital Pediátrico de Coimbra, sendo chefe de serviço de Pediatria Médica, com competência em Medicina do Sono pela Ordem dos Médicos.

Maria Helena Estêvão integrou a equipa multidisciplinar do Laboratório de Estudos de Patologia do Sono e, posteriormente, o Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Esteve no Início do programa de ventilação não invasiva na criança no Hospital Pediátrico de Coimbra, onde criou e foi responsável pelo Laboratório de Sono e Ventilação e pela Consulta de Pneumologia/Sono, tendo tido formação no Pediatric Sleep Medicine Course, School of Sleep Medicine of Stanford, EUA; no Minnesota Regional Sleep Disorders Center, Hennepin County Medical Center, Minneapolis, EUA; e no Service de Réanimation et Neuropediatrie, l’Hôpital Raymond-Poincaré, Garches, Paris.

Conversar é o melhor Remédio, ciclo de conversas em parceria entre o UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022, foi retomado em Fevereiro e prossegue em 2023. Um sábado por mês, um médico da instituição de saúde ou convidado vem ao UC Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.