Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

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A importância do merchandising em qualquer estratégia publicitária

27 de Abril 2022 Jornal Campeão: A importância do merchandising em qualquer estratégia publicitária

A marca corporativa era apenas um conceito há cerca de 40 anos atrás. As empresas, organizações e marcas apenas se focavam no que tinham para oferecer: o seu produto. Hoje em dia, essa estratégia de mercado em que os produtos são centrais, e não o nome ou a marca da empresa, já não funciona tão bem como outrora funcionava. Afinal de contas, os interesses e atitudes dos consumidores de hoje mudaram. E é aqui que o merchandising tem um papel bastante importante.

Se procura uma nova forma de fazer com que o público comece a conhecer o seu negócio, os brindes promocionais personalizados com a sua marca, podem ajudá-lo a destacar-se no mercado. O primeiro passo é conhecer bem o seu público alvo. Isto aplica-se a qualquer estratégia de marketing e, claro, o merchandising não é exceção.

São vários os elementos de merchandising publicitário a que pode recorrer, pelo que a sua escolha deverá recair sobre os que considera mais adequados ao seu público alvo. Um dos elementos com maior aceitação são precisamente as mochilas personalizadas. Canetas, cadernos, canecas, calendários e t-shirts, estão também na lista de itens amplamente utilizados para promover uma marca.

Vantagens do merchandising para o seu negócio

A razão pela qual cada vez mais empresas escolhem o merchandising como uma estratégia publicitária e como um presente para os seus clientes e potenciais clientes, é muito simples: o merchandising tem o poder de construir e fazer evoluir o conhecimento da sua marca e de influenciar o comportamento de compra das pessoas.

Atualmente, o consumidor está sujeito a uma sobrecarga de informação e bombardeamento dos meios de comunicação, ao ponto de muitas formas de publicidade serem vistas como perturbadoras e intrusivas. Por outro lado, um brinde, como, por exemplo, uma mochila personalizada com logo da sua marca, é visto como um presente e não como publicidade intrusiva.

Um brinde personalizado é um gesto de apreço que uma marca tem pelos seus clientes e colaboradores, um gesto de agradecimento, de lealdade. Repare que, os brindes promocionais são os únicos meios de comunicação que estimulam os 5 sentidos e os únicos meios cujo conteúdo publicitário se torna de facto propriedade do cliente. Além disso, têm um enorme impacto social porque quando se oferece um presente a um cliente ou potencial cliente, ele tende a querer retribuir contratando os seus serviços ou comprando os seus produtos.

No que se refere aos colaboradores da empresa, o merchandising tem o poder de aumentar o sentimento de pertença. Oferecer brindes personalizados aos seus empregados, tais como uma mala de computador portátil, um powerbank, mochilas publicitárias ou outro material de escritório, fá-los-á sentir-se parte da equipa e motivá-los-á. Além disso, lembre-se que um colaborador satisfeito falará bem do seu trabalho e, portanto, da sua marca à família e amigos.

Eficácia do merchandising na sua estratégia promocional

Mais especificamente, a eficácia do merchandising baseia-se em 4 fatores importantes:

Seleção detalhada do seu público alvo

Ao contrário de outros meios de publicidade, tais como a rádio e a televisão, ao recorrer ao merchandising pode controlar a audiência que pretende alcançar. Mesmo uma mensagem muito concisa e coerente não tem utilidade se a entregar a pessoas que não se encontram na sua categoria de potenciais clientes.

Logótipo impresso e outras informações

Num brinde promocional pode optar por imprimir apenas o seu logótipo ou outras informações de contacto. Distribuir estes produtos aos seus potenciais clientes tem o potencial de expor a sua informação enquanto o produto durar e sem custos adicionais.

Oportunidade

A distribuição de brindes promocionais pode ter lugar no momento que considerar apropriado. Assim, pode optar por os distribuir para promover uma oferta específica da sua empresa, para comunicar a abertura de uma nova loja, o lançamento de um novo produto, etc.

Além disso, a forma como escolhe dar o seu presente promocional é de grande importância. Exposições, seminários e festivais são ideais, dado que atraem muitas pessoas que são suscetíveis de ser relevantes para o seu negócio. Se tiver um stand numa feira ou evento, a entrega de brindes publicitários criativos e originais atrairá mais pessoas para o seu stand, desviando-as dos seus concorrentes.

Também pode utilizar o website corporativo ou as redes sociais para ligar a oferta à sua presença nos meios de comunicação social e na Internet em geral. Muitas empresas optam pelo contacto direto com o cliente para oferecer o brinde publicitário em mão, seja como um simples presente ou como um prémio de um concurso.

Ampla aceitação

Os seus potenciais clientes não terão, certamente, qualquer objeção em receber um produto de bom gosto e útil de forma completamente gratuita! Assim, cada vez que o seu produto é utilizado, ganha a exposição do logótipo da sua marca tanto à pessoa a quem ofereceu o produto como às pessoas que a rodeiam.

Como viu, se quiser competir com os seus concorrentes, fazer avançar o seu negócio e gerar mais receitas, deve apostar e investir em merchandising.