Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“A Canção de Coimbra em Debate” nos 10 anos de Património Mundial

4 de Junho 2023 Jornal Campeão: “A Canção de Coimbra em Debate” nos 10 anos de Património Mundial

“A Canção de Coimbra em Debate” vai decorrer na segunda-feira, pelas 10h00, na Casa da Escrita, no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO.

A iniciativa é promovida pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC), que está a lançar uma plataforma científica para o estudo da Canção de Coimbra e práticas culturais associadas.

Sendo um projecto a longo prazo, pretende constituir-se como um espaço inclusivo e multidisciplinar que possa endereçar a Canção de Coimbra na sua diversidade e complexidade de géneros e práticas musicais, contextos de sociabilidade, geografias e trajectórias históricas.

A fase inicial deste projecto será dedicada essencialmente ao mapeamento de fontes e de auscultação da comunidade que preserva, recria e reinventa estas tradições. Nesse sentido, os promotores da iniciativa apelam à participação de todas e todos aqueles que estão empenhados na memória e compreensão desta expressão musical singular – com a pretensão de que este projecto científico seja construído em debate e em estreita colaboração com a comunidade da Canção de Coimbra.

A sessão de apresentação vai contar com as intervenções da directora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Maria Carlos Pêgo; do vice-Reitor da UC para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão, do vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, e do coordenador científico do CEIS20, José Oliveira Martins.

Também nos domínios musicais, as comemorações do 10.º aniversário da classificação da UNESCO contemplam dois espectáculos performativos no início da semana. Segunda-feira, dia 5, às 18h30, na Capela de São Miguel, um concerto de Órgão e Guitarra de Coimbra junta Paulo Bernardino e Paulo Soares. Terça-feira, dia 6, pelas 21h30, o Teatro Académico de Gil Vicente recebe uma Homenagem aos Cantores do Fado/Canção de Coimbra, pelas vozes de António Ataíde, Beatriz Villar, Francisco Costa, Inês Graça, João Farinha, Pedro Sendim, Vânia Couto e Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, acompanhadas pelos pianistas Luís Figueiredo, Paulo Figueiredo e Ricardo Dias. Ambos os espectáculos têm entrada livre.

O programa completo das comemorações do 10.º aniversário da classificação UNESCO – com organização da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra e com apoio da Direção Regional de Cultura do Centro – está disponível em www.uc.pt/10unesco.