Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“A arte escultórica de Mamede Albuquerque” é inaugurada este sábado

11 de Maio 2022 Jornal Campeão: “A arte escultórica de Mamede Albuquerque” é inaugurada este sábado

“A arte escultórica de Mamede Albuquerque” vai ser inaugurada este sábado (14), pelas 16h00, na sala Miguel Torga (sede da SRCOM).

O autor da mostra é o médico e professor de Anatomia Artística durante vários anos, Mamede Albuquerque, conhecido pela facilidade que demonstra em desenhar a figura humana e em expressar a realidade na escultura clássica, dando vida a cada uma das suas criações. Na escultura, o artista adopta alguma abstracção  como linguagem e utiliza diferentes materiais tais como madeira, pedra, vidro, metal, gesso ou aço inoxidável.

A maioria das suas obras escultóricas tem como ponto de partida elementos naturais, muito particularmente destroços de madeira que utiliza muitas vezes em bruto tal como a natureza os concebeu, criando formas de grande simplicidade e de alguma rudeza que a conjugação com elementos sintéticos, como por exemplo o vidro ou o metal, atenua mas não esconde.

Mamede Albuquerque alia assim a natureza ao sintético, procurando representar o humano em estruturas escultóricas tendencialmente antropomórficas ou em peças sugestivamente biológicas e orgânicas.

A exposição “A arte escultórica de Mamede Albuquerque” pode ser visitada até 30 de Junho, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.