Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“30 Minutos de Música” recebe Gaiteiros Rainha Santa e Orquestra OPUS 21

19 de Março 2021 Jornal Campeão: “30 Minutos de Música” recebe Gaiteiros Rainha Santa e Orquestra OPUS 21

A Câmara Municipal de Cantanhede vai transmitir esta sexta-feira (19) e sábado (20) uma conferência online do ciclo “30 Minutos de Música”, a partir do salão nobre dos Paços do Concelho.

Esta que será a quarta jornada do certame cultural que a autarquia cantanhedense promove semanalmente apresenta em palco os “Gaiteiros Rainha Santa” e a Orquestra OPUS 21 da Associação António Fragoso, dois registos musicais distintos e também diferentes relativamente às edições anteriores.

Os “Gaiteiros Rainha Santa”, grupo constituído por jovens alunos de gaita-de-fole na Academia de Música de Ançã e Ceira, actuam pelas 21h30 na sexta-feira, para assegurar a salvaguarda e a divulgação da música de raiz popular, nomeadamente a associada aos gaiteiros tradicionais do perímetro em torno de Coimbra que abrange aldeias de vários concelhos do distrito, entre os quais Cantanhede.

No sábado (20) o ciclo musical prossegue, às 21h30, com o concerto da Orquestra Opus 21, Orquestra Ligeira da Associação António Fragoso, parte integrante do Departamento de Música da Associação. Sob a direcção artística do maestro Evaristo Neto, a Orquestra OPUS 21 sobe ao palco com 11 músicos, que apresentarão a versão instrumental de famosas obras de Gershwin, Astor Piazzolla e António Carlos Jobim.

Será uma noite de tango, bossa nova e muito jazz, num programa por si designado de Américas: Grandes Músicos, Grandes Músicas.