Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“15 Memórias do Fogo” seleccionado para festivais internacionais

21 de Janeiro 2019

O documentário online “15 Memórias do Fogo”, da autoria dos jovens realizadores Tiago Cerveira e Ricardo Oliveira, foi seleccionado para dois festivais internacionais: o Buenos Aires Web Festival, na Argentina, e o “NuhkuFest”, nos Estados Unidos da América.

A ‘websérie’ conta 15 histórias/testemunhos sobre os fogos de Outubro de 2017, que assolaram a região Centro, sendo que cada episódio tem a duração de cerca de 35 minutos.

O projecto dos jovens realizadores, naturais dos concelhos de Oliveira do Hospital e Arganil, tem sido reconhecido também em Portugal, onde para além de estar disponível na Internet, foi transmitido pela TVI e na rádio TSF.

No caso do concurso argentino, “15 Memórias do Fogo” é o “único representante de Portugal neste importante festival de cinema ‘web’, que premeia as melhores produções mundiais da especialidade”, sublinham os dois realizadores do documentário.

O festival decorre na capital argentina, entre 26 e 28 de Março, sendo que a presença da ‘websérie’ neste evento representa “o reconhecimento internacional” do trabalho dos dois jovens realizadores, mas, “acima de tudo, leva além-fronteiras a voz dos lesados e as consequências deste incêndio”.

Quanto ao festival norte-americano, o concurso premeia filmes realizados em todo o mundo e os vencedores serão anunciados a 12 de Outubro, em Nova Iorque.

O grande objectivo do projecto foi, de facto, dar voz às pessoas através da arte e das ferramentas do seu dia-a-dia profissional e mostrar “o que ficou nos territórios do Interior após os incêndios de 15 de Outubro de 2017”, não deixando “esquecer a tragédia”.

“Colocámos o cinema ao serviço das pessoas. Que, no mínimo, tenha uma função de sensibilização para não se repetir”, afirmam os jovens.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com