Coimbra  18 de Maio de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede: Rota do Calcário realiza-se amanhã em Ançã

4 de Junho 2022 Jornal Campeão: Cantanhede: Rota do Calcário realiza-se amanhã em Ançã
A Rota do Calcário realiza-se, amanhã (5), pelas 9h30, em Ançã. Esta é uma actividade do Município de Cantanhede em parceria com a Junta de Freguesia de Ançã e União de Freguesias Portunhos e Outil.
A iniciativa está inserida no programa desportivo “Este Verão Mexa-se! Pratique Actividade Física”, com o intuito de fomentar a prática desportiva, assegurando o desenvolvimento de actividades desportivas e recreativas, abrangendo todos os grupos etários e sociais existentes no Município de Cantanhede.”
A Rota do Calcário, pequena rota circular, com cerca de 10 km de extensão, insere-se no projecto transversal “Mar e Zonas Dunares” da CIM-RC e pretende valorizar o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil, no concelho de Cantanhede. Assim, a realização desta rota, de cariz eminentemente interpretativo e educativo, permite a observação directa das pedreiras, para perceber como a pedra era extraída, visitar antigos fornos de cal, aprendendo sobre o processo de transformação da pedra através da cozedura, e testemunhar a sua aplicação no contexto urbano.”