Coimbra  12 de Fevereiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Plataforma “Tempestade SOS” já ajudou a resolver mais de mil ocorrências

12 de Fevereiro 2026 Jornal Campeão: Plataforma “Tempestade SOS” já ajudou a resolver mais de mil ocorrências

Sob o mote “um movimento de pessoas por pessoas”, a plataforma “Tempestade SOS” já mobilizou mais de 2 mil voluntários e registou mais de mil ocorrências resolvidas.

Lançado a 30 de Janeiro, o projecto nasce como um apoio a quem sentiu o impacto da tempestade Kristin, tendo como objectivo criar uma resposta rápida e organizada, ligando vítimas que precisam de ajuda a cidadãos disponíveis para apoiar.

“A operação assenta numa estrutura descentralizada, organizada por áreas como operações, logística, transportes, tecnologias, gestão de crise, comunicação, marketing e legal, permitindo uma actuação contínua e em expansão”, revela a organização do movimento, cujo lema é “aqui, ninguém fica para trás”.

Entre os pedidos já solucionados encontram-se necessidades urgentes como geradores, telhas, lonas, materiais de construção, alimentos, bombas de oxigénio e apoio psicológico. Com vista a reforçar a capacidade de resposta, o projecto lançou várias funcionalidades, sendo elas:

Recarregar – informação sobre locais com banhos e comida quente;

SOS Booking – alojamento para voluntários e para quem disponibiliza dormida;

Pontos de Recolha –  rede nacional para donativos e materiais;

Estou Aqui – espaço para mensagens de apoio e incentivo.

Há ainda a possibibilidade de pedir Boleias (transporte solidário), e as opções de Projectos (missões específicas no terreno), Não Consigo Falar (apoio quando não é possível contactar alguém) e Papelada (onde consta informação e documentação legal essencial).

O modelo da “Tempestade SOS” foi, recentemente, replicado em Espanha, depois do movimento ter recebido um pedido de ajuda proveniente da Andaluzia, que foi afectada pela tempestade Leonardo, causando mais de 7 mil desalojados. A versão espanhola da plataforma, “Tormenta SOS”, já está disponível com a mesma missão: ligar quem precisa de ajuda a quem está pronto a ajudar.