O Município de Montemor-o-Velho nunciou que a edição de 2026 do Festival do Arroz e da Lampreia – Sabores do Campo e do Rio será cancelada.
A decisão foi tomada esta segunda-feira, em reunião de Câmara, e surge num contexto excepcional, marcado pelo impacto das cheias no Vale do Mondego, que continuam a invadir o nosso território, afectando o quotidiano do concelho de Montemor-o-Velho e de toda a região, e obrigando a recentrar as atenções no essencial: a proteção da população.
O Festival do Arroz e da Lampreia nasce do campo e do rio, da identidade do território e da ligação às suas gentes. Num momento em que o rio transborda e invade os campos e a vida das pessoas, a prioridade do Município é clara: “prevenir riscos, proteger a população e concentrar recursos na resposta e recuperação do território”.
“O cancelamento da edição de 2026 vai permitir redireccionar esforços, meios e investimento para o acompanhamento permanente da situação, o apoio às populações afectadas e a salvaguarda da segurança de pessoas e bens, com compromisso, resiliência e proximidade”, refere a autarquia.
O Festival do Arroz e da Lampreia regressará em 2027, com a força da sua identidade, o orgulho do território e a celebração dos sabores que fazem de Montemor-o-Velho uma referência.