Coimbra  10 de Fevereiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Espectáculo solidário vai angariar dinheiro para apoiar região Centro

9 de Fevereiro 2026 Jornal Campeão: Espectáculo solidário vai angariar dinheiro para apoiar região Centro

No dia 11 de Fevereiro, a Casa Capitão, em Lisboa vai ser palco de um concerto solidário que visa apoiar as vítimas da depressão Kristin, que afectou vários concelhos da região Centro do país. O dinheiro angariado no evento “Amor ao Centro” vai reverter, na totalidade, para duas associações que actuam directamente nas zonas carenciadas: a ATLAS, com sede em Coimbra, e a Sharing Love, em Ourém.

O espectáculo irá reunir vários artistas, “entre eles cinco com forte ligação ao Centro do país e com amigos, famílias e até casas impactadas pela tempestade, o que torna a causa particularmente próxima e íntima”, revela a organização.

O alinhamento de “Amor ao Centro” inclui Ana Lua Caiano, Ana Mariano, Beatriz Pessoa, Bia Maria, Inês Apenas, Iolanda, Jasmim, Joana Espadinha, João Maia Ferreira, Jüra, Lura, Mães Solteiras, Marisa Liz, Mike El Nite, Surma e xtinto, bem como DJ sets dos elementos dos Bateu Matou (Quim Albergaria, Ivo Costa e Riot).

Em conjunto, os cinco artistas originários ou que habitam nas localidades afectadas pela tempestade Kristin, sublinham que “dia 11 de Fevereiro queremos que a Casa Capitão seja palco para dar voz e acção às necessidades das populações que precisam da nossa ajuda e a música é e será sempre uma forma de chegar mais perto de todos”. As palavras de Bia Maria (de Ourém), Inês Apenas (Leiria), Iolanda (Pombal), Surma (Leiria) e xtinto (Ourém) pretendem motivar o público a participar neste evento solidário.

O valor angariado será, posteriormente, entregue, na sua totalidade, às associações: ATLAS, com sede em Coimbra, mas que actua também em Leiria, Marinha Grande, Pombal, Alcobaça e Batalha, e a Sharing Love – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que actua em Ourém.

Apelo à união

Além de angariar fundos monetários, “Amor ao Centro” vai ainda apelar “a todos que se juntem no terreno para ajudar as populações do distrito de Leiria”, tal como muitos dos que vão subir a palco “já fizeram e vão continuar a fazer”.

Os bilhetes para o espectáculo custam 20 euros por pessoa e já estão à venda através da plataforma DICE. “Todos os donativos serão comunicados de forma transparente através da página de Instagram @amor.ao.centro, onde também estará reunida a informação referente ao concerto”, sublinha a organização.

Recorde-se que Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos mais afectados pela passagem da depressão Kristin por Portugal.

Cátia Barbosa

(Jornalista do Campeão no Porto)