A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) anunciou o falecimento do Professor Doutor Francisco Manuel Portugal e Gomes, arquitecto e docente no Departamento de Arquitectura (DARQ) desta instituição. Natural do Porto, tinha 62 anos e desempenhava a função de Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra desde 2025.
O velório decorrerá amanhã, dia 31, a partir das 8h30, na Capela Mortuária de Milhundos, concelho de Penafiel, Porto. O funeral terá lugar às 15h00, na Igreja Paroquial de Milhundos. A FCTUC endereça à família e amigos sentidas condolências.
Francisco Gomes era licenciado em Arquitectura pela Universidade do Porto (FAUP), em 1989, e obteve o grau de Doutor em Arquitectura pelo DARQ, em 2019, com a classificação final de aprovado com distinção e louvor por unanimidade do júri. A sua tese de doutoramento, intitulada “Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa: contributo para o entendimento das causas do problema da Casa Portuguesa”, valeu-lhe ainda menção honrosa no Prémio André Jordan 2020.
Entre os reconhecimentos recebidos destacam-se a Menção Honrosa – Projecto Tecnológico, Museu-Ponte da Academia, Veneza, Itália, Concurso Público Internacional, 2006, e a Distinção de Louvor de Vários Membros Honorários no WA Awards, 1st Cycle Winners, World Architecture Community, UIA, 2008, pelo projeto Casa Milhundos, em Penafiel (1996-2002).
Além disso, Francisco Gomes publicou artigos de referência, como “Whoever Draws Is Still in Paradise”, na revista Vesper n.º 10, PARD, Università IUAV di Venezia, 2024, e “Contribution to the Malagueira Neighbourhood”, no CIPA – International Congress for Architectural and Landscape Heritage – Malagueira, CHAIA, Universidade de Évora, 2022.
A sua carreira combina uma sólida contribuição académica com uma prática profissional reconhecida internacionalmente, deixando um legado relevante no estudo e na concepção da arquitectura portuguesa.