Navegado por Sonia Moron, Marcos Martin, o vencedor de três edições do Rally Fim d’Ano da Figueira da Foz voltou a colocar o Nissan 100 NX no lugar mais alto do pódio na categoria Desportiva.
O espanhol coleccionou a quarta vitória, ao beneficiar do bloqueio infringido a Armando Monteiro, então líder da prova, na derradeira classificativa, por uma viatura em passeio na zona da Serra da Boa Viagem.
Armando Monteiro e Tiago Caio começaram por “roubar” a posição cimeira a João Botequilha e Magda Ferreira, em Toyota Corolla GTI 16V, e cimentaram a liderança fruto de uma excelente gestão, acabando, no entanto, por viver na parte final um “filme” de horror com a troca de posição com a dupla espanhola.
Depois de muito porfiar, Bruno Pádua e Francisca “Kika” Simões voltaram a repetir o terceiro lugar registrado o ano passado, com 350 pontos. Ao volante de um Skoda Favorit, a dupla de Coimbra, constituída por pai e filha, impuseram uma estratégia que lhe permitisse melhorar a posição de 2024, mas pela frente encontrou duas formações que não lhe permitiu grandes veleidades.
Na quarta posição terminaram Jorge Buco e José Carlos Figueiredo, ao volante de um Ford Escort MK1, com 394 pontos e que andou muito próximo dos calcanhares dos terceiros classificados, relegando para o “top five” Rogério Silva e Tiago Miguel e Silva, ao volante de um Renault 5, com 772 pontos.
A sexta posição ficou na posse de Miguel Fernandes e Rui Martins. A dupla do Toyota Corolla GTI “fugiu” com sucesso à pressão exercida por João Botequilha e Magda Ferreira – formação do Toyota Corolla GTI 16V que terminou o dia de ontem na liderança, mas que hoje de manhã caiu vertiginosamente na tabela classificativa. No final, Miguel Fernandes culminou a odisseia junto ao Rio Mondego e Oceano Atlântico, com 935 pontos, enquanto a dupla de Lisboa cotou-se a sétima mais rápida, com 940.
A dupla Edgar Guerra e Filipa Guerra, em Alfa Romeo Giulietta, fechou o Rally Fim d’Ano da Figueira da Foz no oitavo lugar, com 1.016 pontos, cabendo a António Liberato e Nuno Fonseca, em Fiat 600, ocuparem o nono posto, com 1.155, com os espanhóis Jose Corsino e Miguel Angel, em Mazda 323, terminarem no 10.º lugar, com 1.498 pontos.
Sandro Pinto vence Turística
Ao volante de um BMW E36 318 IS, Sandro Pinto, navegado por Sílvia Ferreira, conquistou o primeiro ugar do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz, na categoria Turística, beneficiando de uma “barragem” de uma viatura alheia à competição na derradeira classificativa a Pedro Mariano e Daniel Jordão, que caíram para segundo. No degrau mais baixo do pódio terminou os advogados conimbricenses, Luís Castro Caseiro e Luís Caseiro.
A terceira e última secção do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz foi madrasta para a dupla figueirense Pedro Mariano e Daniel Jordão. Aos comandos de um Porsche 912, o dirigente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FMP) e Federação Internacional de Motociclismo (FIM), natural da Figueira da Foz, rubricou uma prestação notável, interrompida na derradeira “prova de fogo”, quando foi barrado por uma viatura em passeio na Serra da Boa Viagem.
Tratou-se de um episódio tirado a papel químico da prova principal, nomeadamente Desportiva, mas desta vez com a “fava” a calhar a Pedro Mariano, navegado pelo também figueirense Daniel Jordão, que de 3 a 17 de Janeiro alinha na edição de 2026 do Rali Dakar de todo-o-terreno e que vai ter oito mil quilómetros de extensão, 4901 dos quais disputados ao cronometrado, a fazer equipa com João Dias, em Polaris.
Perante este cenário, o “brinde” coube a Sandro Pinto e Sílvia Ferreira, dupla que concluiu a prova organizada pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz e promovido pelo Clube Automóvel do Centro no primeiro lugar com o BMW E36 318 IS, com o total de 1,435 pontos.
Por sua vez, a dupla figueirense do Porsche 912 ocupou o lugar intermédio do pódio com 1.473 pontos. Atrás destas duas duplas terminou Luís Castro Caseiro, com 4.001 pontos. Aos 73 anos de idade, o advogado de Coimbra, que fez equipa com o filho, também ele advogado de 43 anos, conduziu com arte e engenho o Mazda MX-5 ao degrau mais baixo do pódio, festejando com muito agrado a sua primeira vez no pódio.
Às portas do pódio terminaram Carlos Oliveira e João Neto, em BMW 320i, com 4.650 pontos, cabendo a Tiago Carvalho e João Pereira, ao volante de um Porsche Boxster, encerrar o “top five”, com 5.370. Terminaram a competição alusiva à categoria Turística do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz mais oito equipas, contribuindo para o sucesso da prova do Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz.