A Bluepharma tornou-se a primeira empresa da indústria farmacêutica em Portugal a obter a certificação “efr – Conciliação Familiar e Laboral”, um selo de excelência que reconhece o compromisso das organizações na promoção do equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal dos seus colaboradores.
A certificação efr, reconhecida pelas Nações Unidas e pelo programa Interreg Europe como uma «boa prática» na promoção de políticas de conciliação dentro das empresas, corresponde a um modelo de gestão pioneiro que audita e certifica organizações que adoptam práticas avançadas de responsabilidade social interna. Para a Bluepharma, este reconhecimento valida uma cultura organizacional que coloca as pessoas no centro da sua estratégia de crescimento.
Com a atribuição desta certificação, a empresa reforça a sua aposta numa transformação positiva da cultura organizacional, consolidando políticas orientadas para o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores, num contexto económico, empresarial e social que exige uma actuação baseada nos valores da igualdade de oportunidades, diversidade, qualificação e desenvolvimento humano.
Para Paulo Barradas Rebelo, chairman da Bluepharma, “o certificado efr ajusta-se perfeitamente aos valores e princípios de actuação da Bluepharma e oferece-nos a oportunidade de uma melhoria contínua na gestão de pessoas, que reconhecemos serem o nosso ativo mais importante”.
O responsável acrescenta ainda que “a promoção da conciliação trabalho-família é, para nós, antes de mais, uma questão de responsabilidade social, centrada nas nossas pessoas, no seu bem-estar, na motivação e na atração de talentos. É também uma dimensão estratégica essencial, que contribui para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade da empresa”.
Ao longo de quase 25 anos de actividade, a Bluepharma evoluiu de uma unidade industrial com 58 colaboradores, orientada para o mercado nacional, para um grupo económico que integra 20 empresas e emprega cerca de 650 pessoas. O grupo conta com delegações em três países — Angola, Moçambique e Estados Unidos da América — e exportou, em 2024, mais de 89% da sua produção para mais de 40 países.
Através das suas participadas, a Bluepharma intervém em toda a cadeia de valor do medicamento, desde a investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i) até à chegada ao mercado. Destaca-se pela excelência das suas unidades de produção, pela qualificação e formação contínua dos seus colaboradores e pela experiência e dinamismo da sua equipa de gestão.
A empresa investiga, desenvolve, licencia, produz e comercializa medicamentos de acordo com os métodos mais avançados e os mais elevados e rigorosos padrões de qualidade, construindo um percurso sólido e uma história de sucesso no setor farmacêutico.