A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento aprovou o Plano de Actividade e o Orçamento para 2026 no valor de 1 milhão e 230 mil euros.
As linhas essenciais, aprovadas na Assembleia-Geral realizada em Ansião, passam por recuperar a intervenção no sector primário, reforçar a competitividade e a cooperação territorial. conservar e valorizar o património rural e reafirmar as parceriais institucionais.
Os documentos para 2026 propõem cinco objectivos estratégicos que, articulados, permitirão consolidar as tarefas herdadas do passado histórico enquanto Associação de Desenvolvimento Local, mas também projectar novos horizontes e novas propostas a favor do território de intervenção e suas populações.
Na sequência da acreditação da Terras de Sicó para a gestão do DLBC 2030 no território de intervenção, é fundamental cumprir os objectivos definidos nos projectos em curso e atingir as metas propostas, colocando a ADL num posicionamento favorável para a reprogramação técnica e financeira previsível para 2027.
Em segunda linha, verifica-se a necessidade de recuperar alguma intervenção estratégica no setor primário. Após o trabalho de anos no apoio à produção e aos pequenos produtores, é hora de retomar esse trabalho e contribuir para a qualificação do sector. O alinhamento de projectos com um olhar para a agricultura familiar, a agroecologia e os sistemas alimentares, os modos de produção biológica; a valorização de um circuito curto de comercialização dos produtos “SICÓ” – referência na origem e matriz territorial – que chegue ao consumidor final; e a qualificação de novos produtos endógenos e apoio às suas organizações de produtores, deverão ser propostas a assumir nos termos dos apoios financeiros disponíveis para o sector.
Em terceira linha, é imperioso reforçar a competitividade e a cooperação territorial, apostando no apoio a projectos e iniciativas na bioeconomia e economia circular em investimentos em diversificação, comércio e serviços associados e consolidar a cooperação interterritorial e transnacional com reforço de novas parcerias, afirmando modelo de intervenção reconhecido no histórico do desenvolvimento local, quer enquanto entidade parceira de projectos e de transferência de saberes, quer como entidade representativa do território em novos desafios.
Em quarta linha, será crucial o reforço de apoio financeiro à conservação e valorização do património rural, centrada nos 3 projectos do LAB SICÓ, (Paisagem Protegida, Arte de construção dos muros de pedra seca e Rede de Aldeias do Calcário), mas também no apoio ao associativismo e suas manifestações culturais.
Finalmente, reafirmar as parcerias institucionais reconhecendo o papel dos nossos parceiros para fortalecer o movimento do desenvolvimento local no nosso território. Um dos propósitos dessa consolidação de equipas é tornar o nosso trabalho mais colaborativo, coeso e com objectivos comuns, compartilhando informações e conhecimentos.
Outros projectos e iniciativas de referência aprovados:
Apoio ao Associativismo da Fileira Agro
Face às sucessivas solicitações de apoio técnico e financeiro das organizações da fileira dos produtos agro “SICÓ” para a sua participação em feiras e eventos de promoção/dinamização económica dos nossos produtos endógenos, iremos propor a assinatura de um protocolo de cooperação institucional com as confrarias do território, estabelecendo uma estratégia e um plano de trabalhos entre as partes.
Qualificação de Produtos Endógenos
Actualização do caderno de especificações para o queijo Rabaçal DOP
Qualificação em IGP do Azeite Serra de Sicó
Qualificação em IGP do Chícharo de Alvaiázere
Qualificação em IGP do Cabrito e Borrego de Sicó
Qualificação em IGP do Tortulho de Vila Cã
Qualificação em DOP do requeijão de Sicó
Qualificação em DOP do mel Serra de Sicó
Rede de Mercados Sicó
Criação e dinamização da rede de Mercados de Sicó, com o objectivo de promover um programa de animação da rede dos Mercados Sicó em articulação com os Municípios associados e a rede de mercados digitais, calendarizando uma iniciativa por mercado de promoção e comercialização da fileira agro.
GR 26 Grande Rota 26
Promoção pública da GR 26, com organização de 2 eventos, envolvendo os Municípios, empresas, associações e a entidade Turismo Centro de Portugal com animação da Rota.
IIª FEIRA DA CAÇA
Apoio à organização da IIª Edição da Feira da Caça da TERRAS DE SICÓ, em parceria com o Conselho Diretivo dos Baldios de Degracias. O evento contará com expositores, exposição canina a Prova de Santo Huberto e Prova de tiro.
XXXVI EXPOSICÓ – Feira do Queijo Rabaçal
ALVAIÁZERE 16 e 17 de MAIO 2026
Dinamização de acções no âmbito da Feira Anual do Queijo Rabaçal, que inclua os produtores, showcooking, palestras sobre a dieta mediterrânica e música tradicional. O festival deverá incluir actividades para famílias e parcerias com escolas e chefs, contemplando no projecto estruturas para a realização de eventos ligados à temática do Queijo Rabaçal.
II Encontro de Freguesias da Terras de Sicó
Realização do IIº Encontro de Freguesias da Terras de Sicó no mês de Março em Soure, tendo por agenda a apresentação do DLBC 2030 a recolha de propostas de intervenção/ação, inventariando também propostas de futuros trabalhos de interesse das partes.
Plano Nacional Alimentação Equilibrada e Sustentável
PASS – Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável na Região de Leiria, um projecto de parceria da Terras de Sicó com a o GAL ADAE, Pinhais do Zêzere e da Comunidade Intermunicipal da região de Leiria que tem trabalho três grandes temáticas: Alimentação saudável; Dieta Mediterrânica e Combate ao Desperdício Alimentar.
A comer é que a gente se entende! na Região de Coimbra, um projecto em parceria da Terras de Sicó, Adelo, Adices, Adiber, Coimbra mais Futuro, Dueceira, Pinhais do Zêzere) e pela CIM Região de Coimbra.
O projecto tem 2 componentes: uma relativa aos suportes à comunicação; outra componente é relativa ao intenso trabalho de divulgação cuja operacionalização, foi concebida numa perspectiva de grande proximidade ao território dos 19 concelhos e aos diferentes públicos-alvo, estando prevista a realização de diversas iniciativas.
A Terras de Sicó pretende também na esfera do desenvolvimento local e na probidade da sua acção, fomentar um espaço de diálogo com os agentes e instituições públicas e privadas do território de intervenção num posicionamento favorável para os novos desafios que se avizinham, acreditando também no envolvimento das novas gerações com novas ideias. A recente renovação do compromisso com a Assembleia de Parceiros e o alargamento de protocolos de colaboração institucional com outras instituições deverá ser um comportamento estratégico a ter em conta.