Paulo Costa, Ana Abrunhosa, Emílio Torrão e João Marrana
O Move-C é o cartão intermodal da região de Coimbra que irá começar a poder ser utilizado no dia 24 e, nesta primeira fase, permitirá viajar nos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTYUC) e no Metrobus com o preço único de um passe (30 euros para um município).
Este título único deverá, no próximo ano, passar a incluir também a CP e os autocarros da SIT (sistema intermunicipal da região de Coimbra que abrange 19 concelhos), uma forma simples e integrada de utilização da vários operadores de transporte público.
Este cartão foi concebido para simplificar a experiência de viagem, eliminando a necessidade de múltiplos títulos de transporte e promovendo a mobilidade sustentável através da utilização dos transportes públicos a preços competitivos.
A apresentação do Move-C decorreu esta quinta-feira com a presença da presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, do presidente da AGIT – Agência para a Gestão do Sistema Intermodal da Região de Coimbra, Emílio Torrão, do presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego, João Marrana, e o vice-presidente da CIM da Região de Coimbra, Paulo Costa.
O tarifário
O Move-C permite aos utilizadores viajar nas redes Metrobus e SMTUC com um único cartão, carregar passes intermodais, beneficiar da futura integração com a rede intermunicipal de transporte e, posteriormente, com outros operadores regionais.
O título (mensal terá um custo de 30 euros para viajar dentro do município de Coimbra, 35 euros para dois municípios e 40 euros para mais de dois concelhos da CIM-RC.
O título pré-comprado terá o custo de 1 euro a 3 euros, também dependente do número de municípios percorridos na deslocação.
Os utilizadores vão também poder comprar bilhetes válidos para um, três e sete dias, para além de poderem adquirir bilhetes simples a bordo dos veículos dos SMTUC.
Como se obtém
O cartão já está disponível para levantamento nas bilheteiras da Metro Mondego em Miranda do Corvo e na Lousã, assim como nas lojas dos SMTUC em Coimbra, marcando um passo rumo à mobilidade integrada na região.
Para os portadores de cartões dos serviços alternativos ao ramal da Lousã operado pela Metro Mondego, a emissão do Move-C é gratuita mediante apresentação do cartão existente. Os novos utilizadores podem obter o cartão com um custo de 6 euros.
Para os portadores de cartões válidos na rede dos SMTUC, o cartão mantém-se válido, bastando proceder ao carregamento.