A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai votar, na segunda-feira (17), a proposta de adesão à Rede Portuguesa de Arquivos (RPA), um projecto desenvolvido pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) para reforçar o acesso à informação pública e ao património documental. A adesão será concretizada através da integração da plataforma Arquivo Digital de Coimbra (X-arqWeb) no portal da RPA, permitindo a disponibilização de conteúdos em repositórios nacionais e internacionais, como o Portal Europeu de Arquivos e a EUROPEANA. Esta integração alargará o acesso aos conteúdos digitais da autarquia a um público mais vasto, incluindo cidadãos da União Europeia e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).Lançada em Junho de 2024, a plataforma X-arqWeb disponibiliza actualmente cerca de 400 mil imagens e respectivos conteúdos descritivos. Inclui documentos como atas de reuniões camarárias, processos de licenciamento, escrituras e registos diversos, com interesse histórico, administrativo e probatório.
O projecto é conduzido pela Divisão de Arquivo Geral Municipal, em articulação com a Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, e está alinhado com as competências previstas na reestruturação orgânica dos serviços municipais, nomeadamente a simplificação administrativa, a digitalização documental e o acesso em linha à informação arquivada.
A adesão à RPA permitirá a integração de Coimbra numa rede de municípios, universidades e outras entidades que partilham objectivos de transparência, valorização da memória institucional e promoção do conhecimento do território.