A Associação “Inov@Termas – Centro de Inovação e Qualificação – Termalismo, Saúde e Bem-Estar”, com sede em São Pedro do Sul e da qual o Município de Anadia é membro desde 2024, inaugurou recentemente uma delegação na cidade de Anadia. A nova estrutura está instalada no Edifício de Serviços de Proximidade (Loja do Cidadão), na Praça da Juventude.
O projecto Inov@Termas assume-se como uma iniciativa central para consolidar a região Centro como um dos destinos de termalismo mais procurados em Portugal, atraindo cerca de 60% do total de termalistas do país, graças à qualidade e diversidade das suas ofertas. A associação tem como missão dinamizar as águas minerais naturais e os territórios termais e minerais, transformando-os em produtos estratégicos para o desenvolvimento regional e a promoção do turismo ao longo de todo o ano.
Além de impulsionar a inovação nos produtos, processos e serviços ligados ao termalismo, a Inov@Termas pretende gerar impacto económico e social, promovendo emprego qualificado e fomentando o desenvolvimento sustentável.
A associação surge no seguimento da execução de uma candidatura aprovada no âmbito do programa Centro 2030 – Estratégia de Eficiência Colectiva do PROVERE, integrando a Agenda para a Valorização dos Territórios Termais do Centro. O projecto aposta na criação de redes e sinergias para fortalecer a comunicação institucional e promover o termalismo e as estâncias termais como recursos endógenos únicos, ao mesmo tempo que define estratégias para dinamizar e explorar as actividades ligadas à saúde e bem-estar, dirigidas tanto ao público actual como a novos segmentos, incluindo um foco claro na internacionalização da marca.
No caso do Município de Anadia, destaca-se a valorização das Termas da Curia e de Vale da Mó como destinos de saúde e bem-estar, que serão promovidos a nível nacional e internacional, reforçando a atractividade do concelho no sector do termalismo.