Coimbra  9 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto da ULS de Coimbra vence o Prémio Healthcare Excellence 2025

9 de Novembro 2025 Jornal Campeão: Projecto da ULS de Coimbra vence o Prémio Healthcare Excellence 2025

O projecto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o grande vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025.

Promovido pela Clinical Trials Unit (CTU), do Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), o projecto foi distinguido pela sua contribuição para a melhoria da qualidade e eficiência dos cuidados de saúde em Portugal.

O prémio, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie, distingue anualmente projectos nacionais que promovem melhorias na segurança, acessibilidade, integração, eficiência e resultados obtidos nos cuidados de saúde. A cerimónia de apresentação decorreu no dia 7 de Novembro, no Porto.

A CTU surgiu como um pilar essencial na operacionalização de projectos de investigação clínica, permitindo alargar significativamente o número de ensaios clínicos académicos desenvolvidos por investigadores da ULS de Coimbra e da Universidade de Coimbra. Em 2023, existiam apenas dois ensaios clínicos académicos activos; actualmente, o número ascende a 19, em diversas fases de desenvolvimento no ecossistema do CACC.

O Director da CTU, João Sargento, sublinha que “este prémio tem bastante simbolismo e importância para esta jovem unidade, reconhecendo o valor de uma estrutura desenhada para impulsionar os ensaios clínicos de iniciativa do investigador”.

Segundo o responsável, “os ensaios clínicos tradicionais, promovidos pela indústria farmacêutica, são essenciais para trazer novos tratamentos, mas deixam por responder muitas dúvidas clínicas e necessidades dos doentes. Esta unidade apoia os investigadores da ULS de Coimbra e da UC a desenhar e implementar ensaios baseados nas suas próprias ideias, nascidas do contacto directo com os doentes e dos grupos de investigação da Universidade, permitindo que as descobertas científicas cheguem à prática clínica”.

João Sargento acrescenta ainda que “os doentes são incluídos no centro de decisão e desenho dos estudos, o que é verdadeiramente diferenciador e aporta um valor único. A CTU-CACC está a gerar impacto directo e indirecto nos doentes, tanto na investigação e inovação como na melhoria dos cuidados de saúde e na retenção de talento. Apesar de jovem, a unidade afirma-se diariamente e continuará a crescer com o apoio dos investigadores, instituições e, sobretudo, dos doentes”.

O prémio foi entregue pelo Director Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, durante a 16.ª Conferência de Valor APAH, realizada em Vila Nova de Gaia, sob o tema “Saúde em todas as políticas”. Foram ainda atribuídas menções honrosas aos projectos “Serviço Móvel de Saúde: Inovação em Saúde Social” e “Via Azul”.