A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra lançou um novo apelo à população para reforçar a vacinação contra a gripe e a covid-19, num momento em que a campanha sazonal 2025/2026 regista uma adesão crescente, mas ainda aquém do desejável em alguns grupos de risco.
Até ao dia 2 de Novembro, já foram vacinadas 71.201 pessoas contra a gripe e 43.840 contra a covid-19, abrangendo sobretudo utentes com 60 ou mais anos, doentes crónicos, profissionais de saúde e outros grupos prioritários. Só na última semana, 10.928 vacinas contra a gripe e 6.645 contra a covid-19 foram administradas em toda a região de Coimbra.
“A vacinação continua a ser a forma mais eficaz de prevenir formas graves de doença e hospitalizações, sobretudo entre as pessoas mais vulneráveis. Reforçamos o apelo a todos os cidadãos elegíveis para que se vacinem o quanto antes”, sublinha Cláudia Nazareth, Directora Clínica para os Cuidados Hospitalares da ULS de Coimbra.
Actualmente, mais de metade das pessoas com 65 anos ou mais (51,6%) já receberam a vacina contra a gripe, enquanto cerca de um terço (33,4%) foram vacinadas contra a covid-19. As coberturas são mais elevadas entre os utentes com mais de 80 anos, reflectindo uma boa resposta deste grupo etário.
A campanha decorre nos centros de saúde da ULS de Coimbra e em farmácias comunitárias aderentes, numa parceria que tem permitido alargar o acesso e garantir maior comodidade aos utentes. Só nas farmácias, foram administradas mais de 32 mil vacinas contra a gripe e 20 mil contra a covid-19.
A vacinação é gratuita para os grupos elegíveis e não requer marcação prévia nos centros de saúde. A ULS recorda ainda que é possível receber simultaneamente as vacinas contra a gripe e a covid-19, de forma segura e eficaz.
“É fundamental que cada pessoa elegível se proteja, por si, pela sua família e pela comunidade. A vacinação é um acto de responsabilidade individual e colectiva”, reforça Almerinda Rodrigues, Directora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS de Coimbra.
A instituição assegura que continuará a acompanhar semanalmente o progresso da campanha e a promover acções de sensibilização junto da população e das instituições parceiras, com o objectivo de aumentar a cobertura vacinal até ao final do Inverno.