Duas alunas da rede de Escolas do Turismo de Portugal conquistaram medalhas de ouro na competição internacional EURHODIP Student Competitions, realizada no País de Gales, no final de Outubro.
Sara Sousa, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), venceu na categoria Tourism Management, enquanto Silvana Carvalho, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, conquistou o ouro na categoria Food & Beverage Management.
A competição, organizada pela Associação Europeia EURHODIP — que representa mais de 150 escolas de hotelaria de 35 países — decorreu no âmbito da 32.ª Conferência Anual da organização, sob o tema Turismo & Hospitalidade: Sustentabilidade e Competências para o Futuro, na cidade galesa de Llandudno.
Com apenas 18 anos, Sara Sousa, natural de Foz de Arouce, Lousã, impressionou o júri tanto pela sua competência técnica como pela capacidade de comunicação na área da gestão do turismo. Esta conquista representa o primeiro prémio internacional obtido por uma aluna do Curso de Turismo Cultural e Património da EHTC.
No encerramento da conferência, Paulo Revés, presidente da EURHODIP, destacou que “a conferência foi marcada pela energia dos participantes e pelo papel fundamental da formação no turismo — indústria da paz e motor de integração europeia”, acrescentando que “a enorme diversidade cultural no continente europeu é um factor competitivo decisivo para manter a Europa como principal destino turístico mundial”.
Por sua vez, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal, sublinhou que “os nossos alunos demonstraram, mais uma vez, a excelência do ensino praticado nas 12 escolas do Turismo de Portugal”. Acrescentou ainda que “tive a oportunidade de testemunhar, em primeira pessoa, o excelente relacionamento que estabeleceram desde o primeiro instante com os alunos das escolas europeias participantes na competição”.