Esta terça-feira (7), a partir das 19h30, o “Mau Olhado”, projecto do artista portuense João Cardoso, vai apresentar o seu disco de estreia no Café Curto, Convento São Francisco, em Coimbra. “Os Cães Ladram” é o nome do álbum gravado e produzido inteiramente pelo jovem.
“João Cardoso traz este projecto à vida com recurso a uma loopstation, diversas percussões e a guitarra como instrumento central”, lê-se na sinopse do evento. Composto por 10 músicas, o disco está integrado no “Mau Olhado”, um projecto do cantor que nasceu nas ruas do Porto e que, desde então, tem chegado a vários pontos do país.
“O Mau Olhado estabelece pontes entre o musicalmente erudito e o popular, entre a música ocidental e a música oriental, entre o passado e o futuro”, descreve o Convento São Francisco. Este propõe ao ouvinte “uma viagem musical pelo mundo marcada pela espontaneidade e dinâmica, com uma forte componente de improviso e sempre com um groove que convida a dançar entre as diferentes paisagens sonoras”, acrescenta.
Entre as canções em destaque estão “José, José”, adaptado do clássico gypsy jazz “Joseph Joseph”, e “Olhos Negros”, uma versão inspirada no tema russo/ucraniano “Ochi Chernye”. Depois de vários concertos por Portugal fora, João Cardoso chega, agora, a Coimbra numa actuação gratuita que promete “transformar qualquer espaço numa viagem colectiva”.