O antigo ministro e escritor António Bagão Félix é o convidado da sessão inaugural do novo ciclo de “5as de Leitura”, promovido pelo Município da Figueira da Foz, que se realiza no a 15 de Setembro, às 21h30, na sala de leitura da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás.
Com a obra, António Bagão Félix reforça a ligação entre literatura, natureza e reflexão sobre a condição humana, convidando o público da Figueira da Foz a uma noite de partilha e pensamento.
Com entrada gratuita, limitada à lotação do espaço, o encontro marca o regresso deste programa cultural após a pausa de Verão e será moderado pela professora e crítica literária Teresa Carvalho.
Na sessão, Bagão Félix apresenta o seu mais recente livro, “Em Quarenta Árvores”, uma obra que presta homenagem à natureza e ao património cultural que se entrelaça com ela. “Cada árvore descreve-se na forma, na essência e nas circunstâncias, revelando-se na sua família botânica, mas também na relação com a cultura popular, a arte, a literatura, as religiões e as tradições”, explica o autor na introdução do livro.
Natural de Ílhavo e licenciado em Economia e Finanças pelo ISCTE, António Bagão Félix foi ministro e secretário de Estado em várias áreas governativas, vice-governador do Banco de Portugal, conselheiro de Estado e administrador nos sectores da banca e dos seguros.
Paralelamente, desenvolveu uma intensa intervenção cívica, presidindo à Comissão Nacional Justiça e Paz e participando em diversas instituições de solidariedade social. Em 2006 foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Autor de uma vasta obra literária, publicou títulos como Do Lado de Cá, Ao Deus-Dará, O Cacto e a Rosa, Trinta Árvores, Raízes de Vida, Natureza de Poesia (em co-autoria com Ana Paula Figueira) e Identidade e Família.