A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) disponibilizou uma linha telefónica para que cidadãos e agricultores possam reportar necessidades de apoio ou acolhimento de animais durante os incêndios que continuam a afectar Portugal.
Em comunicado, a DGAV informou que a linha [213 239 621] funciona 24 horas por dia e permite “responder às necessidades relacionadas com animais durante os incêndios”. Através deste serviço, é possível sinalizar situações de emergência, necessidades de alimentação e receber orientações sobre os procedimentos de encaminhamento e acolhimento.
Segundo a DGAV, a iniciativa visa assegurar “uma resposta rápida e eficaz”, em particular para os agricultores afectados pelos fogos.
Portugal continental tem sido confrontado, desde Julho, com múltiplos incêndios rurais de grande dimensão, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Estes incêndios já provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns em estado grave, além de destruição parcial ou total de habitações e explorações agrícolas e pecuárias.
O país activou o Mecanismo Europeu de Protecção Civil, que prevê a utilização de dois aviões Fire Boss, com a chegada de mais dois aviões Canadair prevista para sexta-feira.
De acordo com dados oficiais provisórios, até 21 de Agosto arderam 234 mil hectares, dos quais mais de 50 mil apenas no incêndio de Arganil.