Coimbra  8 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

GNR anuncia novos cortes de estradas devido a incêndios rurais e apela à prevenção

20 de Agosto 2025 Jornal Campeão: GNR anuncia novos cortes de estradas devido a incêndios rurais e apela à prevenção

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira, 20 de Agosto, cortes em várias estradas devido à ocorrência de incêndios rurais em diferentes distritos do país.

No distrito de Coimbra, encontra-se interdito o trânsito na EN 236, nos dois sentidos, entre Alfocheira e Castanheira de Pêra. Já no distrito da Guarda, estão cortadas ao trânsito a EN 230, entre Barriosa e Covilhã, e a EN 231, entre Pedras Lavradas e Cruz Fontão.

A GNR sublinha que a protecção de pessoas e bens continua a ser uma prioridade. Para tal, tem vindo a reforçar o patrulhamento, utilizando diversas capacidades e valências, incluindo patrulhamento apeado, a cavalo, em bicicleta, por elementos da investigação criminal, bem como vigilância com recurso a drones, que permitem detectar rapidamente focos de incêndio e identificar suspeitos de crimes relacionados com incêndios.

Perante o risco elevado, a GNR recorda a população de algumas recomendações fundamentais:

As queimas e queimadas continuam a ser uma das principais causas de incêndios em Portugal;

Evitar deslocações para zonas onde ocorram incêndios, caso não esteja envolvido no combate, pois a presença de civis pode dificultar as operações;

Seguir sempre as indicações das autoridades no terreno;

Comunicar aos militares da GNR quaisquer acções que possam provocar incêndios;

Contactar o 112 em caso de detecção de fogo.

O corpo policial apela ainda à colaboração de todos na prevenção e combate aos incêndios, lembrando as restrições actualmente em vigor no território continental devido à declaração da situação de alerta:

Proibição de acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais, caminhos florestais, rurais e outras vias;

Suspensão de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;

Interdição de trabalhos em espaços florestais com maquinaria, excepto em acções de combate a incêndios;

Proibição do uso de motorroçadoras, corta-matos, destroçadores ou máquinas com lâminas em espaços rurais;

Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão.

A GNR reforça que a prevenção é um esforço colectivo e que o cumprimento destas medidas é essencial para proteger vidas, bens e o território.