Coimbra  22 de Dezembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

EXPOFACIC 2025 arranca esta quinta-feira com 11 dias de festa e grandes nomes

31 de Julho 2025 Jornal Campeão: EXPOFACIC 2025 arranca esta quinta-feira com 11 dias de festa e grandes nomes

Prepare-se para 11 dias de festa, negócios, gastronomia e grandes concertos: a 33ª edição da EXPOFACIC começa esta quinta-feira, 31 de Julho, e promete, mais uma vez, pôr Cantanhede no centro da animação nacional até ao dia 10 de Agosto.

Reconhecida como a maior feira-festival do país, e uma das mais relevantes da Península Ibérica, a EXPOFACIC junta o melhor de vários mundos: desde a componente empresarial, agrícola e industrial, até ao grande entretenimento, sempre com um espírito de partilha e celebração das tradições locais. O recinto transforma-se num palco, com 200 espectáculos distribuídos por oito palcos, entre eles o emblemático Picadeiro.

Este ano, a organização aposta também numa experiência mais cómoda e sustentável: cinco linhas especiais de autocarro vão ligar várias localidades directamente a Cantanhede, todos os dias. Coimbra, Figueira da Foz (com paragem na Praia da Tocha), Praia da Barra/Aveiro, Praia de Mira e Oliveira do Bairro são os pontos de partida desta rede de transporte acessível — o Expofacic Bus — que pretende facilitar a vida dos visitantes, com bilhetes a 2,15 euros, comprados a bordo. As paragens estarão sinalizadas com banners e os horários visíveis nos pontos de encontro.

Música para todos os gostos

O cartaz musical volta a ser um dos trunfos da feira, com nomes de peso a pisar o palco principal. O arranque, a 31 de Julho, faz-se em grande estilo com José Pinhal Post-Mortem Experience e Os Quatro e Meia. A diversidade é palavra de ordem nos dias seguintes: Nininho Vaz Maia, Plutónio, Xutos & Pontapés, Tony Carreira, Mariza, Calema, Toy, James Bay, Dillaz, Bispo, Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, entre muitos outros, compõem uma programação para todas as idades e gostos musicais. O encerramento, a 10 de Agosto, promete deixar saudades com Maninho e o grupo brasileiro Menos é Mais.

Tasquinhas, tradição e sabores da terra

Como já é tradição, as tasquinhas voltam a ser um dos pontos altos do evento, reunindo associações de todas as freguesias do concelho, da Gândara ao Baixo Mondego. Aqui, a gastronomia local brilha em pratos que combinam mar e interior. É uma oportunidade única para provar o melhor da cozinha tradicional portuguesa, num ambiente descontraído e cheio de autenticidade.

Bilhetes para todos os bolsos

A entrada geral custa 4,50 euros, valor pensado para ser acessível a famílias e grupos. Apenas no dia 8 de Agosto, quando sobem ao palco James Bay, Dillaz e Bárbara Labres, o bilhete tem um preço especial de 15 euros. Independentemente do dia, o bilhete dá acesso a todas as zonas do recinto: espectáculos, exposições, espaço infantil, zona agrícola e área de artesanato, esta última com dimensão suficiente para merecer um evento próprio.

Negócio e cultura de mãos dadas

Mais do que uma feira de espectáculos, a EXPOFACIC é também um palco de oportunidades. A organização reforça o seu compromisso em proporcionar as melhores condições aos expositores, das áreas comercial, agrícola, tecnológica e industrial, num ambiente propício à concretização de negócios e à troca de ideias. Ao mesmo tempo, a diversidade cultural, a música e o envolvimento das associações do concelho garantem uma experiência imersiva para quem visita.

Se está à procura de um Verão cheio de vida, sabores, sons e encontros, Cantanhede é o destino. A EXPOFACIC 2025 está à sua espera.