Através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) criou a Semana Municipal para a Igualdade, que acontece de 17 a 24 de Outubro, de forma a comemorar o Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala dia 24.
A semana decorrerá com acções de sensibilização para a consciencialização do tráfico de seres humanos, a igualdade de género e para a não discriminação. Destaca-se a peça de teatro “Os brincos à Ronaldo e outras histórias”, destinada ao público escolar, que estará em cena no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, no dia 20.
O programa da Semana Municipal para a Igualdade terá início no dia 17, com uma acção que assinala o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, que se comemora no dia seguinte.
A sessão, que alerta para a consciencialização do tráfico humano, destina-se a entidades da área do desporto e decorre na sala de Imprensa do Estádio Cidade de Coimbra, às 10h00, sob a alçada da Rede Regional de Apoio e Protecção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos.
No dia 20, pelas 10h00, estreia no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, a peça de teatro “Os brincos à Ronaldo e outras histórias”. A peça, que aborda as questões da Igualdade de Género e é destinada ao público escolar (2.º e 3.º ciclos e Secundário), conta com encenação de Alexandre Sampaio e interpretação de Alicia Gómez, Joana Costa e José Abrantes.
No dia 24 assinala-se o Dia Municipal para a Igualdade. Os agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e escolas profissionais foram convidados a fazer uma intervenção em espaço escolar, para alertar e consciencializar os alunos acerca das questões de igualdade e não discriminação (pintura de um mural ou parede, por ex.), assim como alertar para a importância de promover e adoptar atitudes inclusivas e não discriminatórias.
Ana Cortez Vaz, vereadora com o pelouro da Igualdade e Inclusão reforça a importância de sensibilizar o público escolar, principalmente, para estas temáticas “essenciais para a construção de uma comunidade/sociedade mais inclusiva em que todos e todas se respeitem”.