Coimbra  6 de Maio de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Cantanhede aceita candidaturas para Bolsas de Inovação Científica

9 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Câmara de Cantanhede aceita candidaturas para Bolsas de Inovação Científica

Até 15 de Setembro, encontra-se a decorrer a segunda fase de candidaturas para as Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria. Este programa, que visa promover e apoiar a investigação científica inovadora, é resultado de um acordo entre o eminente geneticista António Lima-de-Faria e a Câmara Municipal de Cantanhede.

Conforme deliberado pelo executivo camarário, serão atribuídas anualmente duas bolsas, no valor de 1.000 euros cada, até 2025. Uma delas será suportada pela autarquia, enquanto a outra será patrocinada pelo próprio António Lima-de-Faria, que há muitos anos se distingue como investigador e académico, radicado na Suécia.

Estas bolsas destinam-se a suportar os custos associados à participação em congressos, a nível nacional ou internacional, ou à realização de estágios de curta duração em laboratórios, em Portugal ou no estrangeiro. Para tal, os candidatos devem demonstrar o mérito através do resumo da apresentação ou do plano de trabalhos.

São elegíveis resumos ou planos de trabalhos de qualquer área ou ramo científico, submetidos por jovens estudantes do ensino secundário ou do ensino superior (1.º, 2.º ou 3.º ciclos), com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos. A avaliação das candidaturas estará a cargo de um júri composto por Manuela Grazina, docente da Faculdade de Medicina da Universidade e presidente do júri, Helena Teodósio, líder do executivo camarário de Cantanhede e os académicos e professores universitários Carlos Fiolhais, Rodrigo Cunha e Manuel Castelo Branco.

O regulamento encontra-se disponível no portal do Município de Cantanhede e as candidaturas podem ser entregues na Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal, na Casa Francisco Pinto, ou enviadas por correio para a seguinte morada: Câmara Municipal de Cantanhede, Praça Marquês de Marialva, 3060-133 Cantanhede.

Para além do patrocínio das Bolsas de Inovação Científica e do apoio financeiro a uma delas, o professor António Lima-de-Faria também empresta o seu nome ao prémio monetário atribuído pelo Município de Cantanhede. Este prémio, criado em 1991, distingue o aluno do concelho com a melhor média final no ensino secundário. Além disso, o Professor Lima-de-Faria doou à autarquia, há alguns anos, um valioso acervo da sua biblioteca científica, composto por livros de diversas áreas do conhecimento, bem como uma importante colecção de mapas de Portugal, alguns datados do século XVI.