Coimbra  29 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa dos Pobres de Coimbra celebra 88 anos

5 de Maio 2023 Jornal Campeão: Casa dos Pobres de Coimbra celebra 88 anos

A Casa dos Pobres de Coimbra comemora na próxima segunda-feira, dia 8, o seu 88.º aniversário com um programa que incluirá, no dia 9, homenagens, o lançamento de um livro e o “Almoço dos Românticos”.

O programa do dia 8 começa pelas 10h00 com o hastear das bandeiras, seguindo a celebração de uma missa, pelas 10h30, e da parte da tarde, pelas 15h00, animação cultural com o grupo “Vivências”.

Na terça-feira, dia 9, pelas 11h00, decorrerá a cerimónia comemorativa com homenagens a trabalhadores e a amigos da instituição, particulares, empresas, e autarquia.

Pelas 12h00 será apresentado o livro de Rodrigues Costa, “Casa dos Pobres. Uma obra de Coimbra”, que o autor oferece à instituição, actualmente empenhada num processo de obras de ampliação.

O livro recorda a forma como a Casa dos Pobres surgiu, “num tempo diferente e com o propósito de erradicar das ruas de Coimbra a prática da mendicidade, bem como soube, ao longo de quase um século, acompanhar os novos tempos e evoluir, mantendo sempre uma ligação umbilical com a cidade”.

A Casa dos Pobres é, e será sempre, uma obra de Coimbra e de todos os que aqui habitam. Na actualidade é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que se pode considerar de referência, quer pelas instalações, quer, essencialmente, por força da capacidade técnica e da formação de quantos ali trabalham” – refere Rodrigues Costa.

Na contracapa do livro a presidente da instituição, Maria Luísa Carvalho, salienta: “A Casa dos Pobres de Coimbra tem sido ao longo dos anos respeitada e acarinhada por toda a cidade. Tudo se fará para corresponder às espectativas criadas, continuando a defender os mesmos princípios de solidariedade para com os mais desprotegidos. Neste sentido faço um apelo para que os nossos concidadãos nos continuem a apoiar como no passado. Tenho a certeza que assim acontecerá”.

Já Rodrigues Costa, refere: “Sendo uma instituição com história é evidente que o passado marca de forma indelével o presente da Casa dos Pobras. O caminho de hoje é uma consequência necessária do caminho feito. As marcas distintivas da Casa dos Pobres foram, e são, uma profunda ligação à cidade e uma gestão rigorosa, criteriosa e transparente. Será na ‘nova’ Casa dos Pobres, resultante da ampliação das actuais instalações, que o futuro será construído com a ajuda de todos os de Coimbra”.