O Jardim do Visconde, em Mira, recebe, na terça-feira (25), pelas 10h30, a sessão comemorativa do 49.º aniversário do 25 de Abril.
Assim, o Município vai prestar homenagem à associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira, com atribuição da Medalha de Ouro Municipal, por serviços considerados excepcionais em prol dos mirenses.
De seguida, pelas 14h30, irá decorrer a inauguração do atrium MIRA, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Recorde-se que esta infra-estrutura (situada junto à Escola Secundária de Mira) foi recuperada através de financiamento do Portugal 2020, num investimento de cerca de um milhão de euros, naquilo que se pretende ser um novo espaço cultural do concelho.
A partir das 17h00, no Jardim do Visconde, tem lugar o concerto “Sin+fonia pela Paz”, pelo grupo de compositores europeus “Música pro populo”. Um projecto que junta quatro amigos, compositores de diferentes países: Makris Charalampos, da Grécia, Ilio Volante, de Itália, Francisco José Rosal Nadales, de Espanha, e Francisco Manuel Relva Pereira, de Portugal, que compuseram os quatro temas que constituem esta sinfonia, “centrada na preocupação universal, que é a paz mundial”, afirma a autarquia.
A par da interpretação da “Sin+Fonia pela Paz”, o programa contempla a apresentação de outras composições, contando com uma participação musical alargada e heterogénea, cuja base principal assenta no registo filarmónico.
Este é um concerto com suporte musical das Bandas de Música de Lares e de Santana, da Banda Filarmónica Ressurreição de Mira, da União de Músicos de Mira e, ainda, do Grupo Folclórico de Portomar e do acordeonista Pedro Torres. As vozes ficam a cargo de Diana Matias e Patrícia Santos, acompanhadas pelos bailarinos Renata Costa e Rui Cadima. Em palco estarão mais de 150 músicos.