Coimbra  3 de Maio de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Recolha selectiva em embalagens aumentou 5% na área abrangida pela ERSUC

28 de Março 2023 Jornal Campeão: Recolha selectiva em embalagens aumentou 5% na área abrangida pela ERSUC

A recolha selectiva de embalagens aumentou 5% no ano passado na área abrangida pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, que registou também uma diminuição de 1% na recepção de resíduos urbanos indiferenciados, divulgou hoje a empresa.

A ERSUC referiu que em 2022 recebeu “48.078 toneladas de recicláveis provenientes da recolha selectiva de ecopontos, da recolha porta a porta em comércios e serviços, das entregas em ecocentro e das recolhas em eco eventos”, o que se traduziu num aumento de recicláveis de 5% comparativamente a 2021.

Dessas 48.078 toneladas, 20.389 foram de vidro (aumento de 5%), 15.789 de papel e cartão (aumento de 3%) e 11.900 de plástico e metal (aumento de 8%).

“Cada habitante da área de intervenção da ERSUC contribuiu para que, no final de 2022, tenha sido possível enviar para reciclagem materiais que permitem produzir ou poupar recursos muito significativos”, frisou a empresa.

No que respeita ao papel e ao cartão, a poupança equivale a 237 mil árvores, enquanto o vidro permitirá produzir cerca de 58 milhões de garrafas de 0,75 litros, acrescentou.

Segundo a ERSUC, a maior participação da população, as acções dos municípios e “o investimento consistente em viaturas, contentores, instalações e educação ambiental” têm permitido “aumentar a quantidade de materiais valorizados e encaminhados posteriormente para a indústria recicladora”.

A empresa – que abrange uma área de 6.700 quilómetros quadrados e serve um milhão de habitantes – tem uma rede de 5.732 ecopontos distribuídos pelos seus 36 municípios, alcançando uma densidade de 161 habitantes por ecoponto.

Esta rede é “complementada com um serviço de recolha porta a porta em estabelecimentos de comércios e serviços, assim como programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e instituições”, explicou.