Coimbra  27 de Fevereiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PSD/Coimbra: Ana Cortez Vaz é a escolha de Syder para primeira vice-presidente

26 de Fevereiro 2026 Jornal Campeão: PSD/Coimbra: Ana Cortez Vaz é a escolha de Syder para primeira vice-presidente

A ex-vereadora Ana Cortez Vaz e a advogada Verónica Mendes  são as candidatas pela lista de Martim Syder às vice-presidências da futura Comissão Concelhia de Coimbra do PSD.

A Concelhia conimbricense social-democrata e a Comissão Política Distrital do PSD/Coimbra vão mudar de mãos, este sábado, estando a presidência do primeiro órgão à mercê do desfecho de um duelo protagonizado por Lídia Pereira e Martim Syder.

Deputado à Assembleia da República, Martim Syder, conotado com uma linha de continuidade, perfila-se sob o lema “Renovar Coimbra”; deputada ao Parlamento Europeu, Lídia Pereira tem como lema “Unir gerações – nova Coimbra”.

Ana Cortez Vaz, que foi vereadora da Câmara conimbricense no anterior mandato autárquico, é membro da lista em que José Manuel Silva se perfilou como aspirante à reeleição para a liderança do Município. Em 2021 figurava na quinta posição do elenco encabeçado pelo médico e em 2025 passou a figurar na sétima.

Francisco Rodrigues é a escolha de Martim Syder para secretário-geral do órgão a cuja liderança o deputado se candidata. Pedro Vilão perfila-se para tesoureiro.

Do elenco proposto para o Conselho Estratégico chegou a constar o nome de Marques da Silva, mas foi retirado, tendo o empresário declarado ao “Campeão” que não havia dado consentimento para o efeito.

O elenco completo da candidatura está disponível em https://www.renovarcoimbra.pt/, com Comissão Política, Mesa do Plenário, Conselho Autárquico, Provedor do Militante, Núcleos de Freguesia e Conselho Estratégico.