Coimbra  17 de Fevereiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região Metropolitana de Coimbra elabora plano de mobilidade

16 de Fevereiro 2026 Jornal Campeão: Região Metropolitana de Coimbra elabora plano de mobilidade

A Região Metropolitana de Coimbra anunciou que iniciou a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), que contribuirá para uma mobilidade mais sustentável, segura, eficiente e acessível.

Para que este plano consiga responder aos actuais desafios da mobilidade urbana, a Região Metropolitana de Coimbra está a pedir à população que responda a um inquérito que permitirá caracterizar os padrões de deslocação existentes.

“Com este plano, a região reafirma, mais uma vez, o seu compromisso com uma mobilidade mais eficiente, inclusiva e amiga do ambiente, orientada para o bem-estar das pessoas e para a valorização do território”, frisa.

Segundo a Região Metropolitana de Coimbra (que integra 19 municípios), os PMUS visam “tornar as áreas urbanas mais funcionais e inclusivas, fomentando soluções de mobilidade hipocarbónica, de elevada qualidade e ambientalmente responsáveis”.

Entre os principais objectivos do plano estão a redução das emissões e da pegada ambiental do sector dos transportes e o incentivo à utilização dos modos suaves e activos e dos transportes colectivos.

Com este plano também se espera a melhoria da rede de transportes públicos, a valorização do espaço público, o reforço da acessibilidade pedonal e ciclável e a humanização do território.

A Região Metropolitana de Coimbra/Comunidade Intermunicipal (CIM) integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Mealhada e Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respectivamente.