A Câmara de Cantanhede vai transferir 1,3 milhões de euros para as freguesias do concelho, valor destinado ao financiamento de intervenções em diversos domínios, revelou o Município.
A proposta, que terá de ser apreciada pela Assembleia Municipal, foi aprovada por unanimidade em reunião camarária, materializando-se na comparticipação financeira das competências próprias das freguesias (caminhos e espaços verdes) e em contratos interadministrativos de delegação de competências (requalificação urbana).
A Câmara de Cantanhede informou que os apoios serão concedidos “segundo critérios de equilíbrio e equidade”.
Os acordos a celebrar com as freguesias do concelho “permitem proximidade, eficiência e coesão territorial”, disse a presidente da autarquia, Helena Teodósio. A autarca acrescentou que, “sem meios financeiros adequados, as Juntas de Freguesias não conseguem cumprir plenamente o seu papel junto das populações”.
“A intervenção da Câmara Municipal é determinante para reduzir desigualdades e assegurar um desenvolvimento mais harmonioso dentro do concelho”, complementou.
A autarquia esclareceu que, como habitualmente, os acordos de cooperação entre Cantanhede e as freguesias foram estabelecidos de acordo com os princípios estabelecidos em anos anteriores e com a concordância dos presidentes de Junta.
A concretização destes apoios carece da aprovação pela Assembleia Municipal, bem como dos respectivos órgãos autárquicos das freguesias.