Coimbra  6 de Fevereiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Mariano Pego integra Conselho Nacional da Ordem dos Médicos

6 de Fevereiro 2026 Jornal Campeão: João Mariano Pego integra Conselho Nacional da Ordem dos Médicos

O médico patologista clínico João Mariano Pego, tesoureiro do Conselho Regional do Centro e Presidente do Colégio da Especialidade de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos, vai passar a integrar o Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, na sequência da saída da médica especialista em Medicina Geral e Familiar Inês Rosendo, que assumiu o cargo de Directora Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários no Conselho de Administração da ULS Coimbra. Inês Rosendo é também docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

João Mariano Pego, detentor da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde atribuída pela Ordem dos Médicos, mantém o cargo de tesoureiro no Conselho Regional do Centro, presidido pelo Professor de Medicina Interna Manuel Teixeira Veríssimo, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A médica fisiatra Anabela Pereira assume agora funções como Secretária, enquanto Miguel Pereira, especialista em Medicina Geral e Familiar, passou a integrar o órgão como membro efetivo, após ter desempenhado funções como suplente.

No Conselho Nacional, João Mariano Pego vai representar a Ordem dos Médicos do Centro como vogal suplente. “Participar na coordenação e representação da Ordem dos Médicos a nível nacional é uma honra, mas acima de tudo uma responsabilidade, assegurando, entre outras competências, a qualidade, unidade e ética do exercício médico. Estamos empenhados na busca de um melhor estado de saúde para os nossos concidadãos”, afirma João Mariano Pego.

O presidente do Conselho Regional do Centro, Manuel Teixeira Veríssimo, sublinha que “a actual composição do Conselho assegura a continuidade do trabalho desenvolvido no mandato em curso, mantendo o seu papel de provedoria da saúde e do doente e defendendo, de forma intransigente, a qualidade na prestação dos cuidados de saúde. O nosso contributo e trabalho no Conselho Nacional da Ordem dos Médicos visa, acima de tudo, a melhoria da saúde e da vida dos doentes, construindo um futuro melhor”.