A PSP alerta a população para a circulação de falsas campanhas de solidariedade e angariação de fundos para as vítimas da passagem por Portugal continental da depressão Kristin, que deixou um rastro de destruição.
“A solidariedade é essencial, a burla não!”, refere a PSP numa mensagem publicada nas redes sociais, na qual aconselha os cidadãos a “verificarem sempre a origem das iniciativas” e para doarem “apenas através de canais oficiais” e denunciarem às autoridades qualquer tentativa de burla.
A PSP anuncia ainda que “reforçou significativamente” a sua presença no Comando Distrital de Leiria, na sequência dos estragos provocados pelo mau tempo, garantindo segurança imediata, apoio constante à população e colaboração estreita com a Protecção Civil.
“Todos os polícias disponíveis estão mobilizados no terreno, incluindo o reforço de um subgrupo do Corpo de Intervenção, bem como meios provenientes da PSP – Comando Metropolitano de Lisboa, PSP – Comando Distrital de Aveiro e Escola Prática de Polícia (EPP), adianta.
A PSP afirma também reforçou igualmente as operações de socorro, assegurando a ordem pública, a segurança rodoviária e a mobilidade urbana, em articulação com bombeiros e restantes entidades de protecção civil, nomeadamente no corte de árvores, abertura e condicionamento de vias, reservas de estacionamento e desembaraçamento do trânsito para equipas de emergência.
Além do apoio directo, a PSP mantém o policiamento de proximidade para prevenir situações de vulnerabilidade e crimes contra a propriedade, nomeadamente furtos de oportunidade, reforçando a presença nas cidades de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Alcobaça, Peniche, Caldas da Rainha e Nazaré.
Também a GNR emitiu hoje uma nota a anunciar que está a reforçar a operação no terreno nas zonas afectadas para evitar eventuais pilhagens, furtos e burlas e dar apoio às populações, sobretudo aos idosos.