Coimbra  30 de Janeiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Instituto Superior Miguel Torga promove formação em parceria com a Metro Mondego

30 de Janeiro 2026 Jornal Campeão: Instituto Superior Miguel Torga promove formação em parceria com a Metro Mondego

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, vai promover formação na área da mobilidade em parceria com a Metro Mondego (MM), no âmbito de um protocolo de colaboração assinado hoje.

Segundo Manuel Castelo Branco, presidente do ISMT, a formação funcionará à semelhança dos actuais cursos breves da Escola de Coimbra, departamento da instituição, que são feitos à medida e a pedido para temáticas concretas.

“É isso que esperamos também da Metro Mondego. Obviamente também, em alguns casos, teremos nós as ideias (…), mas estamos, sobretudo, totalmente abertos a qualquer solicitação da Metro Mondego para qualquer formação nas várias dimensões que a mobilidade tem, que são muitas”, afirmou.

As formações são destinadas ao público em geral, podendo haver, segundo o presidente, formações internas para a comunidade da MM, a pedido da empresa, em áreas como a gestão, recursos humanos ou multimédia.

Para Manuel Castelo Branco, esta parceria tem um “significado simbólico”, sublinhando que a mobilidade é também construção da cidade e de comunidade, para além do transporte de passageiros, e o ISMT é “uma escola da cidade e da comunidade”.

“Queremos contribuir também para a ressurreição desta cidade como comunidade. E o sistema de mobilidade é um instrumento que une para Coimbra voltar a ser uma cidade de comunidades”, afirmou.

Miguel Fonseca, do ISMT, adiantou que os cursos de formação podem alargar-se a municípios fora de Coimbra, como os de Miranda do Corvo e da Lousã, também abrangidos pelo Sistema de Mobilidade do Mondego.

O protocolo abre ainda a possibilidade estágios de estudantes do ISMT, de áreas como a comunicação empresarial, acrescentou o responsável.

Já para João Marrana, presidente da MM, as parcerias “são importantes” para que a empresa identifique com cada uma das entidades o que pode ser melhorado no sistema de mobilidade.

“É importante criar uma rede de relações que permitem que o projeto seja o melhor possível, que a sua utilização seja a máxima possível e que o desenvolvimento da cidade e da região seja maximizado por via de todas estas interações que temos com as diversas organizações”, sublinhou.

A empresa quer também divulgar e promover o novo sistema de mobilidade junto da comunidade escolar do ISMT.