Coimbra  24 de Janeiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia do Animador reúne agentes da pastoral juvenil da Diocese de Coimbra

24 de Janeiro 2026 Jornal Campeão: Dia do Animador reúne agentes da pastoral juvenil da Diocese de Coimbra

No próximo dia 1 de Fevereiro, domingo, assinala-se pela primeira vez o Dia do Animador, uma iniciativa promovida pelo Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) que pretende valorizar, formar e reunir todos os que acompanham a juventude da Diocese de Coimbra. O encontro terá lugar no Instituto Universitário Justiça e Paz, que abrirá as suas portas para uma tarde dedicada à partilha, reflexão e testemunho.

A criação desta efeméride nasce da vontade expressa pelos próprios animadores, que manifestaram a necessidade de se encontrarem e aprofundarem conhecimentos. “Os animadores demonstraram a importância de se reunirem e de obterem mais formação”, explica Hugo Monteiro, coordenador do SDJ, que irá moderar a sessão.

O encontro tem como principal objectivo congregar animadores provenientes de diferentes realidades e áreas de intervenção, criando um espaço comum de escuta e aprendizagem. Segundo Hugo Monteiro, este será também um momento privilegiado para reconhecer que “as dificuldades de uns são muitas vezes as mesmas de outros” e que é na partilha de experiências que podem surgir “soluções, dinamismos e sinergias” capazes de fortalecer o trabalho pastoral junto dos jovens.

A iniciativa dirige-se a um público alargado: sacerdotes, diáconos, acólitos, membros de secretariados e serviços diocesanos, animadores de grupos de jovens, catequistas do 9.º e 10.º anos, formadores, professores, leigos comprometidos, chefes e responsáveis de grupos de escuteiros, bem como membros de equipas e movimentos juvenis.

Para enriquecer o programa, o SDJ convidou três jovens com forte envolvimento em organismos nacionais de serviço à juventude. André Cardoso, presidente do Conselho Nacional da Juventude, abordará o tema “Os Jovens de Hoje”; Pedro Carvalho, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, reflectirá sobre “Estruturar, Liderar e Acompanhar”; e o Padre Luís Rafael, autor da obra O Papel da Linguagem Informal na Comunicação da Igreja, trará à reflexão o tema central do seu livro.

A participação está limitada a 50 inscritos, sendo ainda possível manifestar a intenção de presença através do formulário disponível em https://tr.ee/JrPt_x6am9.