O Lugar de Vila Pouca do Campo, na União das Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, acordou na manhã de ontem, dia 1 de Janeiro, com a tradicional alvorada, marcada para as 8h00, assinalando o início da Festa de Ano Novo das Fogaças, uma tradição muito antiga e profundamente enraizada na localidade.
Ao longo do dia, o ambiente festivo fez-se sentir nas ruas da aldeia, animadas pelo som do Grupo de Gaiteiros, que acompanhou os festejos e contribuiu para a vivacidade da celebração.
Um dos momentos centrais do programa religioso decorreu pelas 15h00, com a celebração da missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo Pároco da Unidade Pastoral do Mondego, reunindo a comunidade local.
A festa culminou com o habitual Leilão das Fogaças, um dos pontos altos da tradição, seguido da nomeação da Comissão responsável pela organização das festividades de 2026, garantindo assim a continuidade desta celebração histórica no Lugar de Vila Pouca do Campo.